PROMOVENDO CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Gisele Carvalho Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campos Rio Claro
  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campos de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.10.p143

Palavras-chave:

Autoeficácia docente, Ensino, Arte

Resumo

 A percepção que o professor tem em sua capacidade para ensinar Arte é mediadora das ações que desenvolvem em sala de aula. A maneira como os professores se percebem para ensinar, os guiará para comportamentos de enfrentamento, persistência, seleção e afetará a própria motivação. Buscou-se mensurar o nível de autoeficácia e as fontes de autoeficácia em professores que ensinam Arte na Rede Municipal de Educação no município de Rio Claro/SP. Especificamente, antes, durante e após a realização de um curso formação continuada na modalidade presencial. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram do estudo, 29 professores. Os resultados revelam que antes do curso os níveis de autoeficácia docente no geral eram de 4,68 numa escala de 6 pontos; durante o processo de formação continuada o nível de autoeficácia foi de 5,01 e, após o curso, 5,16 pontos. Em relação às fontes, as experiências vicárias e a persuasão social foram as que mais se revelaram significativas para os professores. Como aponta a literatura os processos de formação continuada podem contribuir para a construção e fortalecimento da autoeficácia para ensinar Arte na escola. 

Recebido em: 22/10/2017.
Aprovado em: 09/10/2018.

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Biografia do Autor

Gisele Carvalho Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campos Rio Claro

Formada em Artes pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em Pedagogia pela Unicoc e, especialista em Psicopedagogia. É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro). Atua como professora de Arte há 25 anos na Educação Básica e tem experiência com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Atuou até 2016 como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II da rede Municipal de Rio Claro e atualmente é vice diretora de escola. Sua pesquisa focalizam as crenças de autoeficácia docente no ensino de Arte e formação de professores para esse contexto.

Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campos de Rio Claro

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (1994), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (1999) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Realizou Estágio de Pesquisa na área de Educação Física, Currículo e Saúde no Pedagogy Laboratory - Departament of Kinesiology of the University of North Carolina at Greensboro, EUA (2014), no Department of Kinesiology - University of Maryland, EUA (2012) e na área de Formação de Professores no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2011). É Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. É líder do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (DGP/Lattes) e tem investigado o construto da autoeficácia ao longo da formação inicial, desenvolvimento da carreira docente e diferentes contextos no campo da Educação Física. Além disso, investiga o tema dos hábitos saudáveis na escola sob o referencial da Teoria Social Cognitiva. Participa como Pesquisador do NEPEF/Unesp e DOFPPEN/Unesp.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Rodrigues, G. C., & Iaochite, R. T. (2018). PROMOVENDO CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Educação Em Revista, 19(2), 143–160. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.10.p143

Edição

Seção

Artigos