SONO E SEUS INTERFERENTES NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Arnaldo Nogaro URI Erechim/RS http://orcid.org/0000-0003-0517-0511
  • Idanir Ecco URI Erechim/RS
  • Ivania Nogaro Colégio Franciscano São José - Erechim. Professora da Rede Pública Estadual do RS.

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.07.p95

Palavras-chave:

Aprendizagem, Sono, Memória

Resumo

O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em obras e autores que têm se preocupado com abordar o assunto sono e sua relação com a aprendizagem. O objetivo é demonstrar como o sono interfere ou estabelece diferentes interfaces com a aprendizagem. A intensificação de estudos sobre o tema está ancorada nas descobertas de novas tecnologias de estudo do cérebro e nos conhecimentos oriundos de diferentes áreas que se preocupam com o estilo de vida do ser humano na sociedade contemporânea. O conhecimento dos efeitos positivos do sono ou das consequências de sua ausência ou qualidade inadequada é imprescindível para pais e educadores poderem auxiliar seus filhos e estudantes a dormir mais e melhor, consequentemente predisporem das condições para aprenderem mais e ter qualidade de vida.

Recebido em: 05/05/2017.
Aprovado em: 10/09/2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, URI Erechim/RS

Licenciado em Filosofia. Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI Erechim.

Idanir Ecco, URI Erechim/RS

Licenciado em Filosofia. Mestre em Educação -UPF. Professor do Departamento de Ciências Hmanas da URI Erechim/RS.

Ivania Nogaro, Colégio Franciscano São José - Erechim. Professora da Rede Pública Estadual do RS.

Licandiada em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Infantil; Psicopedaggogia e Orientação e Supervisão Educacional. Coordenadora Pedagógica no Colégio Franciscano São José - Erechim e na Escola São Vicente de Paula- Erechim- Rede Pública Estadual do RS.

Referências

AAMONDT, S. Bem-vindo ao cérebro de se filho: como a mente se desenvolve desde a concepção até a faculdade. São Paulo: Cultrix, 2013.
BADDELEY, A. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GAMA, M. A. Outros riscos psiquiátricos e de saúde mental. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 125-134.
HUFFINGTON, A. S. A terceira medida do sucesso. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
LILI MIN et al. (Orgs.) Tecla Sapiens: Neurociência para todos. Campinas: CurtNimuendajú, 2013.
LOCKE, J. Alguns pensamentos sobre educação. Portugal: Almeida, 2012.
LOUZADA, F. M. Atrasados e sonolentos. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 14, nº. 170, p.50-57, mar. 2007.
MORA, F. Continuum: como funciona o cérebro? Porto Alegre: Artmed, 2004.
NEVES, G. S. M. L. et al. Transtornos do sono: visão geral. Revista Brasileira de Neurologia, v. 49, n.2, p. 57-71, abr./jun. 2013.
RIBEIRO, S. Sonhos e memória. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 14, n. 170, p. 40-47, mar. 2007.
RIBEIRO, S. Sonhos podem prever o futuro. Mente e Cérebro. São Paulo, v. 20, nº 256, p. 22-29, maio 2014.
RIBEIRO, C. R. F.; SILVA, Y. M. P. da; OLIVEIRA, S. M. C. de. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Acre, v.1, n.12, p.8-14, jan./mar., 2014.
RICH, M. As mídias e seus efeitos na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes: reestruturando a questão da era digital. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 31-48.
SILVA, E. C. da; TING, E. Tecnoestresse e o cérebro em desenvolvimento. In: ABREU, C. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 234-242.
SOUSA, I. C. de; FERREIRA, D. L. Relação entre as pesquisas sobre o sono e a escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas/SP. Anais. Campinas: Unicamp, 2011, p. 1-9. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/listaresumos.htm Acesso em: 4 de junho de 2014.
STICKGOLD, R.; ELLENBOGEN, J. Dormir e Lembrar. Mente e Cérebro, São Paulo, v. 16, nº 191, p. 30-37, dez. 2008.
TODESCHINI, M. Especial Dormir para aprender. Veja. São Paulo, abril, Edição 2035, 21 de novembro de 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Nogaro, A., Ecco, I., & Nogaro, I. (2018). SONO E SEUS INTERFERENTES NA APRENDIZAGEM. Educação Em Revista, 19(2), 95–108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.07.p95

Edição

Seção

Artigos