A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Helena Maria dos Santos FELÍCIO
  • Amanda Chiaradia MAGALHÃES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.05.p59

Palavras-chave:

Currículo escolar, Ensino fundamental, Concepção dos professores, Prática pedagógica

Resumo

O texto tem por objetivo analisar as concepções acerca de “currículo escolar” dos professores dos anos iniciais do município de Machado (MG). A importância de se trabalhar com a concepção de currículo escolar reside na necessidade de uma tomada de consciência de que o êxito da docência no ambiente escolar está, em grande parte, no conhecimento e aprofundamento do que vem a ser currículo escolar e de suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados. A partir das análises dos dados percebemos que o currículo é concebido como mera transposição dos saberes/fazeres de referência para a sala de aula, que a construção coletiva do currículo é pouco experienciada, seja pela não consciência da amplitude e importância dessa atividade de organização ou pela falta de espaço que os professores encontraram para opinar nesta construção. O que acarreta situações onde o professor e alunos são meros executores do currículo, sem poder intervir/opinar na própria realidade. O resultado encontrado nos faz pensar que a formação inicial e continuada dos professores apresenta uma fragilidade, já que os professores não se percebem como o principal sujeito na construção do currículo. Deste modo, é necessário, ao professor, conhecer o currículo em todas as suas dimensões, principalmente, a que diz respeito aos processos de elaboração e implementação do mesmo no espaço escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Maria dos Santos FELÍCIO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Amanda Chiaradia MAGALHÃES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FELÍCIO, H. M. dos S., & MAGALHÃES, A. C. (2016). A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE CURRÍCULO ESCOLAR. Educação Em Revista, 17(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.05.p59