A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.05.p59Palabras clave:
Currículo escolar, Ensino fundamental, Concepção dos professores, Prática pedagógicaResumen
O texto tem por objetivo analisar as concepções acerca de “currículo escolar” dos professores dos anos iniciais do município de Machado (MG). A importância de se trabalhar com a concepção de currículo escolar reside na necessidade de uma tomada de consciência de que o êxito da docência no ambiente escolar está, em grande parte, no conhecimento e aprofundamento do que vem a ser currículo escolar e de suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados. A partir das análises dos dados percebemos que o currículo é concebido como mera transposição dos saberes/fazeres de referência para a sala de aula, que a construção coletiva do currículo é pouco experienciada, seja pela não consciência da amplitude e importância dessa atividade de organização ou pela falta de espaço que os professores encontraram para opinar nesta construção. O que acarreta situações onde o professor e alunos são meros executores do currículo, sem poder intervir/opinar na própria realidade. O resultado encontrado nos faz pensar que a formação inicial e continuada dos professores apresenta uma fragilidade, já que os professores não se percebem como o principal sujeito na construção do currículo. Deste modo, é necessário, ao professor, conhecer o currículo em todas as suas dimensões, principalmente, a que diz respeito aos processos de elaboração e implementação do mesmo no espaço escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.