A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605Palavras-chave:
metodologia de projetos, ação docente, aprendizagem.Resumo
este artigo versa sobre o repensar da prática docente com as crianças pequenas a partir da perspectiva da metodologia de projetos que tem se constituído como instrumento de contraposição à fragmentação da ação pedagógica sem continuidade, descontextualizada e, muitas vezes, desprovida de sentido para as crianças. Por outro lado, os projetos se apresentam como meio de articulação das várias linguagens e atividades de expressão como: o teatro, a música, a brincadeira do faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia, e a própria fala, essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança. Resultado de pesquisa e vivência docente, o artigo discorre, principalmente, sobre os pressupostos teórico-metodológicos – base para a ação intencional do professor na articulação de seu trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas –, enfatizando os projetos que criam situações de aprendizagem reais e significativas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.