A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas¹

Autores/as

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605

Palabras clave:

metodologia de projetos, ação docente, aprendizagem.

Resumen

este artigo versa sobre o repensar da prática docente com as crianças pequenas a partir da perspectiva da metodologia de projetos que tem se constituído como instrumento de contraposição à fragmentação da ação pedagógica sem continuidade, descontextualizada e, muitas vezes, desprovida de sentido para as crianças. Por outro lado, os projetos se apresentam como meio de articulação das várias linguagens e atividades de expressão como: o teatro, a música, a brincadeira do faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia, e a própria fala, essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança. Resultado de pesquisa e vivência docente, o artigo discorre, principalmente, sobre os pressupostos teórico-metodológicos – base para a ação intencional do professor na articulação de seu trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas –, enfatizando os projetos que criam situações de aprendizagem reais e significativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO²
      

Publicado

2021-09-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GIROTTO², C. G. G. S. (2021). A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas¹. Educação Em Revista, 7(1-2), 31-42. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605