A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.605Keywords:
metodologia de projetos, ação docente, aprendizagem.Abstract
este artigo versa sobre o repensar da prática docente com as crianças pequenas a partir da perspectiva da metodologia de projetos que tem se constituído como instrumento de contraposição à fragmentação da ação pedagógica sem continuidade, descontextualizada e, muitas vezes, desprovida de sentido para as crianças. Por outro lado, os projetos se apresentam como meio de articulação das várias linguagens e atividades de expressão como: o teatro, a música, a brincadeira do faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia, e a própria fala, essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança. Resultado de pesquisa e vivência docente, o artigo discorre, principalmente, sobre os pressupostos teórico-metodológicos – base para a ação intencional do professor na articulação de seu trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas –, enfatizando os projetos que criam situações de aprendizagem reais e significativas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.