KANT E A EXIGÊNCIA DE UMA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Robinson dos SANTOS¹

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.591

Palavras-chave:

pedagogia, ciência da educação, Immanuel Kant.

Resumo

o texto procura caracterizar e refletir sobre as condições e implicações da exigência kantiana de que a pedagogia se torne um estudo, isto é, uma ciência da educação. Para isso, são retomadas as principais definições e atribuições da pedagogia, tal como a entendia Kant, extraindo-se suas principais conseqüências. Constata-se que tal exigência se revela pertinente e atual, na medida em que uma ciência da educação é pensada como projeto voltado para o futuro, a ser levado a termo numa perspectiva cosmopolita e com um propósito, fundamentalmente, ético.

Biografia do Autor

  • Robinson dos SANTOS¹
      

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KANT E A EXIGÊNCIA DE UMA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. (2021). Educação Em Revista, 5(1), 49-62. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.591