ANÁLISE DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

ANALYSIS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION INDICATORS IN THE ENVIRONMENT OF SPECIAL EDUCATION

Autores

  • Graciliana Garcia Leite Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6330-2864
  • Mario HENRIQUE ALVES Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Ap. de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024008

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação de Jovens e Adultos. Indicadores Educacionais. Políticas públicas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os indicadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da educação especial, a partir das sinopses estatísticas da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo documental. Os dados foram coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, referente aos anos de 2018 a 2021. Após, os dados alusivos ao objeto de pesquisa foram registrados em um formulário desenvolvido pelo autor principal. Os dados foram analisados e organizados em três categorias: distribuição das matrículas, distribuição de estabelecimentos e distribuição das turmas. Os resultados mostraram que as matrículas são predominantes no ensino fundamental, em classes comuns do ensino. Constatou-se um aumento significativo de matrículas no ensino médio e redução de matrículas no ensino fundamental. Quanto aos estabelecimentos e turmas, constatou-se maior concentração no ensino fundamental em classes comuns, e diminuição no ensino fundamental e aumento de estabelecimentos e turmas para a oferta da modalidade no nível do ensino médio. Conclui-se que vem se agravando a situação do ensino na EJA e não será possível alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de expandir as matrículas na educação de jovens e adultos até 2024.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOTTI, Flavya Herzog Adamkosky. Educação de Jovens e Adultos e Educação especial: uma análise na rede estadual em Colatina/ES. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4., SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 15., 2016, Vitória. Anais [...]. Vitória: GM Gráfica Ed., 2016. v. 1. p. 726-733.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 8 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 4 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 2, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 07 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 7 out. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 18-19, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 107, 1 jun. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 4 nov. 2023.

BUENO, Olga Mara; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Desenvolvimento adulto do sujeito deficiente intelectual e a relação com a Educação para jovens e adultos (EJA): uma análise, a partir da perspectiva docente. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, e23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/30203. Acesso em: 4 nov. 2023.

CABRAL, Rosângela Martins; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Educação especial e educação de jovens e adultos: uma interface em construção? Revista Educação Especial, v. 31, n. 62, p. 587-602, 2018.

CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez; TASSINARI, Ana Maria; GALVANI, Márcia Duarte. Organização do ensino na EJA para os alunos com deficiência intelectual. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 2, p. 109-122, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51570. Acesso em: 4 nov. 2023.

CUNHA, Alessandra Sampaio; NEVES, Joana d’Arc Vasconcelos; COSTA, Nívia Maria Vieira. A EJA em tempos de pandemia de covid-19: reflexões sobre os direitos e políticas educacionais na Amazônia Bragantina. Nova Revista Amazônica, v. 9, n. 1, p. 23-35, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2007.

GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha; BUENO, José Geraldo Silveira; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Matrículas de alunos com deficiência na EJA: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação: Periódico científico editado pela ANPAE, v. 29, n. 3, 2015.

HAAS, Clarissa; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Em Tempos de Democratização do Direito à Educação: como tem se delineado as políticas de acesso à EJA aos estudantes com deficiência no Rio Grande do Sul? Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 443-458, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Sinopse Estatística. Brasília, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Sinopse Estatística. Brasília, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Sinopse Estatística. Brasília, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Sinopse Estatística. Brasília, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Sinopse Estatística. Brasília, 2022.LEITE, Graciliana Garcia; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Mapeamento das matrículas no Brasil em relação à Educação Profissional, à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Especial: possibilidades e perspectivas. Eja em Debate, ano 6, n. 10, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2329. Acesso em: 24 set. 2022.

LEITE, Graciliana Garcia; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Percurso escolar de estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos, nível ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 17-32, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000100003. Acesso em: 23 nov. 2021.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI1. Revista Brasileira de Educação Especial, [S.L.], v. 24, n. , p. 51-68, 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000400005.MARTINS, Izaura Naomi Yoshioka. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos em São Bernardo do Campo: um caminho a ser construído da exclusão à emancipação. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cadernos Cedes, v. 34, p. 175-189, 2014.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de. (org.). Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 58-81.

MESSINA, Graciela. La educación básica de adultos: la otra educación. Santiago de Chile: Redalf/Orealc, 1993.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993.

SIEMS, Maria Edith Romano. Educação de jovens e adultos com deficiência: Saberes e caminhos em construção. Educação em Foco, v. 16, n. 2, p. 61-79, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texton-031.pdf. Acesso em: 24 set. 2022.

VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Garcia Leite, G., HENRIQUE ALVES, M., & Ap. de Paula Perez Campos, J. (2024). ANÁLISE DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANALYSIS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION INDICATORS IN THE ENVIRONMENT OF SPECIAL EDUCATION. Educação Em Revista, 25, e024008. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024008