A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores

  • Karoline Gonçalves Nazário INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
  • Douglas Palesky Juliani INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024006

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Podcast, Educação Inclusiva

Resumo

O professor na perspectiva da educação inclusiva ao apresentar sua didática, considerando a diversidade e pluralidade de cada estudante, unindo aos Recursos Educacionais Abertos (REA), tem a possibilidade de um fazer pedagógico mais inclusivo. Os Recursos Educacionais Abertos permitem a adequação do conteúdo para diferentes contextos, os quais atuam como importante ferramenta tecnológica nas práticas pedagógicas e estimulam a participação ativa dos alunos. Assim, coloca-se em evidência os resultados de uma pesquisa empírica que buscou contribuir para o fomento de práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como base, os conteúdos produzidos em uma série de podcasts sobre inclusão com foco nos educadores e suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a qual contemplou o relato de práticas desenvolvidas em três câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Realizaram-se entrevistas com os servidores, alunos e a comunidade externa que participaram das ações inclusivas. A série de podcasts, denominada, Caçadores de Inclusão, pode ser acessada gratuitamente no Spotify. Os resultados demonstraram que as abordagens pedagógicas inclusivas, além de valorizar as diferenças e a produção colaborativa, tornam os processos de aprendizagem mais flexíveis, criativos e desafiadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karoline Gonçalves Nazário, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

    Possui Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, finalizado em 2022. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Campus Universitário de Tubarão, finalizada em 2010.2. Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Santa Catarina, concluída em 2018.2. Atua como servidora do Instituto Federal de Santa Catarina, exercendo suas funções no Câmpus Araranguá do IFSC.

  • Douglas Palesky Juliani, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

    Pós-doutor, doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas: inovação, tecnologias educacionais, práticas educativas inovadoras, extensão universitária, gestão do conhecimento, comportamento humano e organizacional.

Referências

ALMEIDA, Willian David Martins de; JUNIOR, Almir de Oliveira Costa. Uso do podcast com objetivos educacionais no Brasil: uma revisão sistemática. In: BARBOSA, Milson dos Santos; BRANDÃO, Luma Mirely de Souza; MOTA, Danyelle Andrade. Ensino híbrido: estratégias orientadas para aprendizagem. v. 1. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021. Disponível em: https://editorapublicar.com.br/ensino-hibrido-estrategias-orientadas-para-aprendizagem-volume-1.

BOTTON, Luciane de Avila; PERIPOLLI, Patrícia Zanon. SANTOS, Leila Maria Araújo. Podcast-uma ferramenta sob a ótica dos recursos educacionais abertos: apoio ao conhecimento. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, p. 1-111, 2017. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/613.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Secretaria-Geral, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

BRASIL. Ministério da Saúde. COVID-19 NO BRASIL. 2021. Disponível em: https://co-vid. saude.gov.br/.

DA SILVA JÚNIOR, Edvargue Amaro; DA SILVA, Cristiane Freitas Pereira; BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, v. 5, n. 2, p. 31-51, 2020. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815.

DINIZ, Debora. 2007. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense.

FREIRE, Eugênio Pacelli Aguiar. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 195-206, maio/ago. 2011. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3131/313127402004.pdf.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GESSER, Marivete. Gênero, corpo e sexualidade: processos de significação e suas implicações na constituição de mulheres com deficiência física. 2012. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94256.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 15-35. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17962/material/Educa%C3%A7%C3%A3o%20especial%20no%20contexto%20de%20uma%20educa%C3%A7%C3%A3o%20inclusiva.pdf.

LEITE, Priscila Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. CIAIQ2018, v. 1, 2018. Disponível em: https://www.proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656.

MEDEIROS, Matheus Ferreira; MEDEIROS, Alexsandro Melo. Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In: V CONEDU - Congresso nacional de educação, Campina Grande: Realize, v.1, 2018. Anais [...]. Campina Grande, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47101.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano XII, p. 10-16, mar./abr. 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319.

ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; MACHADO, Rosângela. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 51p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213.

SASSAKI, Romeu. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano XII, p. 10-16, mar./abr. 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 06 dez. 2021.

SEIFFERT, Elaine Cristina Pamplona. Experiências Educacionais Inclusivas Compartilhadas. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019a. 116 f. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1204.

SILVA JUNIOR, Severino Domingos; COSTA, Francisco José. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, Brasil, v. 15, p. 1-16, out. 2014. Disponível em: https://revistapmkt.com.br/pt_br/categoria/publicacoes/2014/.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. Editora Paulinas, 2012. Disponível em: https://encurtador.com.br/hluFK.

SOUZA, Adriana da Silva; CUNHA, Angélica Moura Siqueira; MAGALHÃES, Christine Vianna Algarves. Atendimento aos Estudantes com Deficiência Intelectual na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: NASCIMENTO, Franclin Costa do; FLORINDO, Girlane Maria Ferreira; SILVA, Neide Samico da. (orgs.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: IFB, 2013. p. 43-56. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/article/view/185.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/?format=pdf&lang=pt.

SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 733-768, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/abstract/?lang=pt.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves Nazário, K., & Palesky Juliani, D. (2024). A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. Educação Em Revista, 25, e024006. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024006