Um olhar do zelador

a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar

Autores/as

  • Yuri Diego de Medeiros Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p151

Palabras clave:

Zelador Escolar, Normatização, Subjetivação

Resumen

Nos últimos anos intensificaram-se as pesquisas no campo da educação, em especial no que diz respeito a situação de fracasso escolar. Partindo deste cenário a pesquisa buscou compreender e estabelecer relações dentro da perspectiva do zelador, entre instituição escolar, a situação de fracasso, os micropoderes e a relação com o saber; procurando apontar quais ações do zelador podem contribuir para a formação da subjetividade. O estudo pautará as hipóteses em dois autores base: Michel Foucault (1999) e Bernard Charlot (2000). Os resultados apontam para a figura do zelador e para o fenômeno da normalização na constituição das subjetividades dos sujeitos que frequentam a escola, além de evidenciar também algumas práticas deste profissional que podem auxiliar na superação das situações de fracasso.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Yuri Diego de Medeiros, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Faculdade Max Planck; pós-graduando lato sensu UFSCar. Atualmente é zelador da educação básica da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutorado pela UNICAMP; Pós-Doutorado em Educação (UFSCar); professor de Música e da Educação
    Básica da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Referencias

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev.Odontol.Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL. Constituição Federal de 1988 Art. 205. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf>. Acesso em: 13 de dez de 2020.

BRASIL. Planos subnacionais de Educação. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 15 de set de 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Edcucação Brasileira Art2 . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 de nov de 2020

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CHARLOT, Bernanrd. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GALLO, Silvio. Repensar a educação. Porto Alegre, RS: Revista Educação e Realidade, 2004. p. 79-97. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25420/14746>. Acesso em: 20 de nov de 2020

Foucault, M.. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política; ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense, 2010. v. V

PORTOCARRERO, Vera. Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade. v. 29, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25424. Acesso em: 27 de out de 2020.

PRATA, Maria Regina, (2001). Foucault e os modos de subjetivação. Cadernos do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, v. 1, nº 1, p. 37-40. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a09n28.pdf>. Acesso em: 15 de dez de 2020.

RANCIÈRE, Jacques. A lição do ignorante. In: ____. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002

VEIGA-NETO. Alfredo José da. O objeto-de-si-mesmo. In: A ordem das disciplinas. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. p. 276-285. 1996. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131158>. Acesso em: 29 de set de 2020.

UFSCAR EAD. I encontro do curso de Pós-graduação. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=hs2MB6DwF5M>. Acesso em: 27 de out de 20

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Medeiros, Y. D. de, & Onófrio, R. M. G. de. (2021). Um olhar do zelador: a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar. Educação Em Revista, 22(2), 151-170. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p151