Um olhar do zelador
a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p151Keywords:
Zelador Escolar, Normatização, SubjetivaçãoAbstract
In recent years, research in the field of education has intensified, especially with regard to the situation of school failure. Based on this scenario, the research sought to understand and establish relationships within the caretaker's perspective, between school institutions, the situation of failure, micropowers and the relationship with knowledge; trying to point out which actions of the caretaker can contribute to the formation of subjectivity. The research will base the hypotheses on two base authors: Michel Foucault (1999) and Bernard Charlot (2000). The results point to the figure of the caretaker and to the phenomenon of normalization in the constitution of the subjectivities of the subjects who attend school, in addition to showing also some practices of this professional that can help in overcoming situations of failure.
Keywords: school janitor, standardization, subjectivation.
Downloads
References
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev.Odontol.Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL. Constituição Federal de 1988 Art. 205. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf>. Acesso em: 13 de dez de 2020.
BRASIL. Planos subnacionais de Educação. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 15 de set de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Edcucação Brasileira Art2 . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 de nov de 2020
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARLOT, Bernanrd. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GALLO, Silvio. Repensar a educação. Porto Alegre, RS: Revista Educação e Realidade, 2004. p. 79-97. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25420/14746>. Acesso em: 20 de nov de 2020
Foucault, M.. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política; ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense, 2010. v. V
PORTOCARRERO, Vera. Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade. v. 29, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25424. Acesso em: 27 de out de 2020.
PRATA, Maria Regina, (2001). Foucault e os modos de subjetivação. Cadernos do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, v. 1, nº 1, p. 37-40. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a09n28.pdf>. Acesso em: 15 de dez de 2020.
RANCIÈRE, Jacques. A lição do ignorante. In: ____. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
VEIGA-NETO. Alfredo José da. O objeto-de-si-mesmo. In: A ordem das disciplinas. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. p. 276-285. 1996. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131158>. Acesso em: 29 de set de 2020.
UFSCAR EAD. I encontro do curso de Pós-graduação. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=hs2MB6DwF5M>. Acesso em: 27 de out de 20
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.