Contribuição das práticas educacionais na educação profissional para a empregabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p9

Palavras-chave:

Competência, Egresso de curso técnico, Habilidade

Resumo

A necessidade de promover a empregabilidade do indivíduo é uma das premissas da educação profissional. Em vista disso, o artigo objetiva verificar se as práticas educativas perpetradas em uma instituição de nível técnico selecionada, aplicadas no desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes, efetivamente se ajustam às necessidades profissionais requeridas pelo contexto socioeconômico regional. A investigação apresenta caráter descritivo exploratório, com abordagens qualitativa e quantitativa, elaborada em duas fases sequenciais: a primeira explora qualitativamente as competências profissionais requeridas do egresso, coletando dados, por meio de entrevista semiestruturada, junto aos gestores de recursos humanos das empresas da região; esses dados tabulados nortearam a segunda fase, que descreve o processo da prática educacional, no que tange ao planejamento docente do curso alvo da instituição, isso por meio de questionários e análises documentais. Os resultados alcançados demonstram que não há significativos indícios de relações entre a empregabilidade, diretrizes e as práticas adotadas

Recebido em: 17/09/2020.
Aprovado em: 03/12/2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza

    Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Professor do mestrado em Educação Profissional do Centro Paula Souza. 

  • Flávio Lourenço de Carvalho, Centro Paula Souza

    Mestre em Educação Profissional e professor de Etec.

  • Luiz Cláudio Gonçalves, Centro Paula Souza

    Doutor em Engenharia Industrial e professor de Fatec.

  • Francis Akemi Simões, Centro Paula Souza

    Mestra em Educação Profissional e professora de Etec.

Referências

DAMIS, O. T. Didática e ensino: relações e pressupostos. In: VEIGA, I. P. A. (Coord). Repensando a didática. 29ª ed. Campinas: Papirus, 2012, p.13-32.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C.; SANTOS. A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 2. ed. Campinas: Alinea, 2009.

LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, I. P. A. (Coord.) Repensando a didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2012, p.55-64.

MACEDO, L. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, P. et. al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.113-136.

MACHADO, L. A. Educação básica, empregabilidade e competência. Trabalho & Educação – Revista do Nete/UFMG, Belo Horizonte, n.3, p.15-31, jan./jul. 1998. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/issue/view/464> Acesso em: 03 jun. 2018.

MACHADO, N. J. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, P. et. al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.137-156.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 4.ed. São Paulo: Sammus, 2015.

MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.

McCLAVE, J. T.; BENSON, P. G.; SINCICH, T. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2009.

MENINO, S. E. Educação Profissional e Tecnológica na Sociedade do conhecimento. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

PETEROSSI, H. G. Subsídios ao estudo da educação profissional e tecnológica. São Paulo: Ceeteps, 2014.

PIMENTA, S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, M. A. S. PIMENTA, S. G. (Org.) Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2014, p.15-42.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ________. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 8. ed. São Paulo: Ltr, 2015.

RAYS, O. A. Metodologia do ensino: cultura do caminho contextualizado. In: VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2012, p.93-108.

RIOS, T. A. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. FRANCO, M. A. S. PIMENTA, S. G. (Org.) Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2014, p.101-132.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M.P B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol.12 n..34 jan./abr.2007 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012> Acesso em: 05 mar. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação professional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Veiga. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2013, p.11-36.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZARIFIAN, P. O modelo de competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003, p. 9-32.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Giordano, C. V., Carvalho, F. L. de, Gonçalves, L. C., & Simões, F. A. (2021). Contribuição das práticas educacionais na educação profissional para a empregabilidade. Educação Em Revista, 22(1), 9-30. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p9