Um olhar pedagógico no ensino técnico de nível médio

Autores

  • Theoffillo Da Silva Lopes Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Da Rocha Moura Universidade Federal da Paraíba
  • Karine Da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Sonia Keilany Leite De Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p53

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Educação, Ensino Técnico

Resumo

O presente artigo configura-se como um relato de experiência de atuação da Coordenação Pedagógica no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio, na Escola de Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, salientado os desafios enfrentados e as estratégias traçadas para superação dos mesmos. O trabalho é apresentado sob a ótica de quatro dimensões que perpassam os processos educacionais: o currículo, entendido como um articulador entre a teoria e a práxis educativa, buscando atender as habilidades e as competências exigidas pelas legislações regulamentadoras do Ensino Técnico; o planejamento, promovendo a intermediação de uma compreensão de que o processo de ensino se inicia desde o planejar, em consonância com o currículo e os resultados esperados do processo de ensino aprendizagem; a avaliação, na promoção de suporte didáticopedagógico, enfatizando a avaliação de forma qualitativa, diante de uma cultura de quantificação da aprendizagem; e orientação educacional e pedagógica, onde se estabelece um canal de comunicação entre os setores da instituição e todos os atores envolvidos, proporcionando o desenvolvimento dos objetivos traçados. Nesse sentido, a atuação pedagógica no Ensino Técnico torna-se eficaz naquilo para o qual se propõe, a busca de
um satisfatório processo de ensino aprendizagem.

Recebido em: 04/07/2020.
Aprovado em: 07/11/2020

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Theoffillo Da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando em Educação - PPGE/UFPB; professor de Educação Básica I, da EJA, da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

  • Amanda Da Rocha Moura, Universidade Federal da Paraíba

    Mestranda em Educação (Universidade Federal da Paraíba).

  • Karine Da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduanda em Pedagogia (UFPB); experiência profissional como Auxiliar de Coordenação Pedagógica.

  • Sonia Keilany Leite De Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Referências

BARBOSA, Sebastião Cláudio; BUENO, Bruno Rodrigues. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EXPERIÊNCIA PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIÂNIA. IN_ Diálogos sobre educação de jovens e adultos: desafios políticos e pedagógicos da integração com a educação profissional. Josué Vidal Pereira, Mad’AnaDesirée Ribeiro de Castro, Sebastião Cláudio Barbosa. (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017, 208p.

BRASIL. Decreto 5.840/2006. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília: Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos, 2006.

BRASIL. Decreto n° 72. 846, de 26 de setembro de 1973. Regulamentada a Lei n.º 5.564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Legislação informatizada. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-72846-26-setembro-1973-421356-norma-pe.html>.

BRASIL. Lei 9.394/1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Atualizada. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6 de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Conselho de Educação Básica, 2012.

CALDEIRA, Anna Salgueiro. Ressignificando a avaliação escolar. Comissão Permanente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, 129p.

GANDIN. Planejamento Como Prática Educativa. São Paulo: Loyola, 2002, 112p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992, 288p.

MACEDO, Elizabeth. Diferença cultura e conhecimentos acumulados: conversas a partir da multieducação. IN: Políticas e práticas curriculares: impasses, tendências e perspectivas. Maria Zuleide da Costa Pereira e Arlete Pereira Moura (Orgs.). João Pessoa: Ideia, 2005, 150p.

MEIER, Marcos. Mediação da aprendizagem: contribuições de Vigostsky/marcos Meier, Sandra Garcia. Curitiba: Edição do autor, 2005, 212p.

PEREIRA, Josué Vidal. Evasão, retenção e o habitus docente na educação de jovens e adultos. IN: Diálogos sobre educação de jovens e adultos: desafios políticos e pedagógicos da integração com a educação profissional. Josué Vidal Pereira, Mad’AnaDesirée Ribeiro de Castro, Sebastião Cláudio Barbosa. (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017, 208p.

RAGEL, Mary. Supervisão pedagógica: um modelo. 5ª ed. Petrópoles: vozes 1988, 102p.

ROSSI, Vera Lúcia de. Gestão do Projeto Político-Pedagógico : Entre corações e mentes. São Paulo: Moderna, 2005, 95p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XX: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005, 120p.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003, 94p.

TURRA, C. M. G.; ENRICONE, D.; SANT´ANNA, F. M.; ANDRÉ, LENIR Cancella. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzato, 1995, 307p.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lopes, T. D. S., Moura, A. D. R., Silva, K. D., & Lima, S. K. L. D. (2021). Um olhar pedagógico no ensino técnico de nível médio. Educação Em Revista, 22(1), 53-66. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p53