Aprendizagem da criança: relação entre a BNCC e a Teoria Histórico Cultural
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.02.p9Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Teoria Histórico CulturalResumen
O artigo aborda o processo de aprendizagem da criança de acordo com Base Nacional Comum Curricular e como a Teoria Histórico Cultural explica esse processo, especificamente analisa os pontos em comuns e ou divergentes no que diz respeito a educação dos pequenos. Compreende-se que o conceito de criança passou por diferentes caracterizações e ou descrições ao longo da história da humanidade. Os resultados apontam que, de certa forma, esse conceito era definido de acordo com o contexto histórico, social e político quando a elaboração das legislações vigentes em cada período da história. No Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, foram institucionalizados direitos para a criança, dentre eles, o direito à educação e, baseado nessa lei, outras foram sendo implementadas até o que se tem na atualidade: a Base Nacional Comum Curricular, uma normativa que reconhece a criança em suas múltiplas etapas de aprendizagem, porém, não esclarece o que fazer de fato para que a criança aprenda e se desenvolva de forma integral, um dos princípios da Teoria Histórico Cultural.
Recebido em: 29/02/2020.
Aprovado em: 28/04/2020.
Descargas
Referencias
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 10 de outubro de 2019.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, DF: MEC, 2017.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MELLO, S.A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, 2007.
KRAMER, Sônia. (org.) Profissionais de Educação Infantil. Gestão e formação. São Paulo: Ática, 2008.
TEIXEIRA, S. R.; BARCA, A. P. A. Teoria Histórico-Cultural: concepções para orientar o pensar e o agir docentes. In: COSTA, S. A.; MELO, S. A. (org.). Teoria Histórico-Cultural da Educação Infantil: conversando com professoras e professores.1. ed. Porto Alegre: CRV, 2017. p. 29-39.
VIGOTSKI, L.S. O desenvolvimento psicológico na infância. 1º ed. Martins Fontes, São Paulo, 1988.
VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, L.S. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: ______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, p. 241-394, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.