Cinema e Deleuze: atravessamentos possíveis no Ensino Superior e na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.05.p61Palabras clave:
Cinema, Deleuze, Educação, PensamentoResumen
O presente estudo compartilha algumas proposições e experimentações com o cinema em uma disciplina da pós-graduação em Educação, e no espaço da escola com estudantes do Ensino Fundamental, anos finais. Fez-se um recorte das leituras e movimentos realizados a partir das experiências com três narrativas fílmicas: “O preço do amanhã” (2011), “Medianeras” (2011) e “O doador de memórias” (2014), friccionados às noções que o filósofo Gilles Deleuze propôs sobre o cinema. Enquanto processo metodológico adotou-se a garimpagem como possibilidade de produção dos dados e desta escrita, pois recolhemos e problematizamos os elementos que nos afetaram no decorrer dos encontros, como: falas, leituras, fragmentos dos filmes e escritas, para pensar a concepção de cinema na educação. O movimento proposto foi olhar para os filmes como mobilizadores do pensamento, ao situar como problemática a questão – como as imagens fílmicas podem acionar o pensamento e produzir escritas para pensar a educação? Como resultado apresentamos as produções de sentido ativadas pelos estudantes e pelas pesquisadoras a partir das três películas, como um modo de pensar, mas também de olhar para as imagens nas suas distorções, em suas incipiências, não na busca de uma verdade, de uma essência, mas na medida em que ver é permitir ir além do campo visível, em que ver é movimentar o pensamento e também criar.
Recebido em: 05/01/2019.
Aprovado em: 21/02/2019.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 1972-1990.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 - A imagem-tempo. [Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro]. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, jul./dez. 2011.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MARCELLO, Fabiana Amorim de; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação. Educação & Realidade, v. 36, n. 2, p. 505-519, mai./ago. 2011.
NEUSCHARANK, Angélica. Uma docência pela garimpagem: encontros com signos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
PELBART, Peter Pal. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2007.
VASCONCELLOS, Jorge. A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard - ou como produzir um pensamento do cinema. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 155-168, 2008.
VAZ, Aline Aparecida de Souza. A hipermodernidade da Buenos Aires fílmica em Medianeras (Gustavo Taretto; 2011). Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 11, n. 23, 2015.
Filmografias
O preço do amanhã. Direção de Andrew Niccol. Estados Unidos. 2011. 109 min.
Medianeras. Direção de Gustavo Taretto. Argentina. 2011. 95 min.
O doador de memórias. Direção de Phillip Noyce. Estados Unidos. 2014. 97 min.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.