A Filosofia no Ensino Médio: o Cinema como Recurso Didático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.04.p53

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Cinema, Recurso Didático, Roteiro de Aula

Resumen

As mudanças advindas de uma educação cada vez mais diversificada em seus contextos sociais e culturais requerem que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo analisar o cinema como recurso didático utilizado para apoiar o ensino de filosofia no ensino médio, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A metodologia de estudo contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e estruturação de roteiros de aula.

Recebido em: 28/06/ 2017.
Aceito em: 01/03/2018.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Diego Augusto DOIMO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte. Endereço eletrônico: diegodoimo@uol.com.br.

  • Raimunda Abou GEBRAN, Universidade Estadual de Campina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Endereço eletrônico: ragebran@hotmail.com.

Referencias

A ILHA do Dr. Moreau. Direção: John Frankenheimer. Produção: Edward R. Pressman. Intérpretes: Marlon Brando, Val Kilmer, David Thewlis, Fairuza Balk, Ron Perlman, Mark Dacascos, Marco Hofschneider, Temuera Morrison e outros. Roteiro: Richard Stanley e Ron Hutchinson. Música: Gary Chang. Los Angeles: New Line Cinema, 1996. 1 DVD (96 min).
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/sicon/ExecutaPesquisaLegislacao.action>. Acesso em: 07 fev. 2018.
BRASIL. Congresso Nacional. Casa Civil. Lei n.º 11684, de 2 de junho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n.º 38, de 7 de julho de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb038_06.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf.. Acesso em: 20 maio 2015.
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CARDOSO, Leila Aparecida Assolari; TOSCANO, Carlos. A mediação pedagógica na sala de aula: o papel do professor na construção do conhecimento. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5829_2776.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851>. Acesso em: 20 mai. 2015.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
POPULAÇÃO 436. Direção: Michelle MacLaren. Produção: Jessika Borsiczky e outros. Intérpretes: Jeremy Sisto, Fred Durst, David Fox, Frank Adamson, Reva Timbers, Charlotte Sullivan e outros. Roteiro: Michael Kingston. Música: Glenn Buhr. Culver City: Sony Pictures Entertainment, 2006. 1 DVD (92 min).
REDYSON, Deyve. A versão cinematográfica do Fausto de Goethe do Opus Summun ao Cinema Mudo. In: ALMEIDA, Jorge Miranda de; AGUIAR, Itamar Pereira de. (Org.). Filosofia, Cinema e Educação. Vitória da Conquista, ES: Edições UESB, 2010. p.121-132.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SÃO PAULO (estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2012.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014a.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014b.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014c.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014d.
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.
THIEL, Grace Cristiane. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
VEIVERBERG, Fernanda de Oliveira. Cinema e Filosofia. In: TOMAZETTI, Elisete M. (Org.). Filosofia no ensino médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escrita a partir do PIBID. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 65-92.

Publicado

2018-05-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DOIMO, D. A., & GEBRAN, R. A. (2018). A Filosofia no Ensino Médio: o Cinema como Recurso Didático. Educação Em Revista, 19(1), 53-70. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.04.p53