Philosophy in High School: Movies as A Teaching Resource
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.04.p53Keywords:
Teaching Philosophy, Movies, Teaching resource, Class ScriptAbstract
The changes resulting from an increasingly diversified education in their social and cultural contexts require the teacher to create new teaching strategies and use different resources, seeking a learning that is conducive to the understanding of the world and critical thinking of students. In this perspective, this study aimed to analyze the Cinema as a teaching resource used to support the philosophy of education in high school, making it possible to think the teaching activities through class itineraries with the use of film. The study methodology included a qualitative approach through literature, document analysis and structuring of class scripts. The results pointed out that in addition to contributing to the philosophical reflection, lecture tours the can raise new looks for a transformative education, promote improvements in teaching practice and prepare citizens aware that they may be authors of their own change.
Recebido em: 28/06/ 2017.
Aceito em: 01/03/2018.
Downloads
References
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/sicon/ExecutaPesquisaLegislacao.action>. Acesso em: 07 fev. 2018.
BRASIL. Congresso Nacional. Casa Civil. Lei n.º 11684, de 2 de junho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n.º 38, de 7 de julho de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb038_06.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf.. Acesso em: 20 maio 2015.
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CARDOSO, Leila Aparecida Assolari; TOSCANO, Carlos. A mediação pedagógica na sala de aula: o papel do professor na construção do conhecimento. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5829_2776.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851>. Acesso em: 20 mai. 2015.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
POPULAÇÃO 436. Direção: Michelle MacLaren. Produção: Jessika Borsiczky e outros. Intérpretes: Jeremy Sisto, Fred Durst, David Fox, Frank Adamson, Reva Timbers, Charlotte Sullivan e outros. Roteiro: Michael Kingston. Música: Glenn Buhr. Culver City: Sony Pictures Entertainment, 2006. 1 DVD (92 min).
REDYSON, Deyve. A versão cinematográfica do Fausto de Goethe do Opus Summun ao Cinema Mudo. In: ALMEIDA, Jorge Miranda de; AGUIAR, Itamar Pereira de. (Org.). Filosofia, Cinema e Educação. Vitória da Conquista, ES: Edições UESB, 2010. p.121-132.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SÃO PAULO (estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2012.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014a.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014b.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014c.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014d.
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.
THIEL, Grace Cristiane. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
VEIVERBERG, Fernanda de Oliveira. Cinema e Filosofia. In: TOMAZETTI, Elisete M. (Org.). Filosofia no ensino médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escrita a partir do PIBID. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 65-92.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.