O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

  • Erika Porceli ALANIZ
  • Sérgio Fabiano ANNIBAL
  • Raimunda Abou GEBRAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.02.p7

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Formação do Pedagogo. Educação básica

Resumo

O artigo apresenta, com base na trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil, desde a sua fundação em 1939 aos dias atuais, a repercussão que a modificação na legislação específica ocasionou na proposta de formação do pedagogo e dos professores para a educação básica. Salientamos as dimensões contraditórias que perpassam os documentos legais orientadores da formação dos professores da Educação Básica. Partimos
da literatura especializada sobre o tema e avançamos na análise das DCNGEB (BRASIL, 2010a; 2010b). A abordagem está centrada na perspectiva histórica, política e social com vistas a problematizar as contradições e inclinações presentes nessas orientações oficiais. As orientações oficiais acerca da formação docente para a educação básica têm se caracterizado pelo aligeiramento e superficialidade da proposta formativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erika Porceli ALANIZ

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Sérgio Fabiano ANNIBAL

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Raimunda Abou GEBRAN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALANIZ, E. P., ANNIBAL, S. F., & GEBRAN, R. A. (2015). O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVA HISTÓRICA. Educação Em Revista, 16(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.02.p7