FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REVELANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE E ATUAÇÃO COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.02.p9Palabras clave:
Identidade, Educação Infantil, Formação de Professores.Resumen
Este texto origina-se de uma pesquisa de mestrado concluída. O estudo foi desenvolvido em um Projeto de Extensão Universitária de formação permanente e em contexto para profissionais que atuam na Educação Infantil em um município do interior do estado de São Paulo. A pesquisa objetivou conhecer e compreender possíveis relações entre identidade e atuação/fazeres de profissionais da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, utilizou o grupo focal, realizado com 16 participantes do Projeto. A análise dos dados foi inspirada na análise de conteúdo. Neste texto, apresentamos resultados referentes à diretriz “Identidade”. Dentre os resultados, destacamos a relação entre saberes/ identidade/ atuação profissional. A identidade de cada um impacta a atuação profissional, considerando o jeito de ser, preferências, gostos, experiências, saberes. Esses resultados afirmam a importância de uma formação continuada de professores que inclua também as histórias de vida dos/as professores/as em exercício, considerando que os/as educadores/as são professores/as e pessoas e que suas identidades alimentam sua atuação profissional.
Recebido em: 31/08/2017.
Aprovado em: 24/07/2018.
Descargas
Referencias
AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 35-60.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista (Trad.) Porto: Porto, 2010. 336 p.
DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e Sociedade,João Pessoa, v.10, n.2. p. 1-12, 2000.
DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, ago. 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humana. Brasília: Liber Livro, 2005. (Série Pesquisas em Educação; 10).
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria de uma pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. 2ª. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artemed, 2009.
GOMES, M. O. Formação de professores na Educação Infantil. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos profissionais e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 63-78.
IZA, D. F. V. et al. Identidade Docente: As várias faces da constituição do professor. Revista Eletrônica de Educação,São Carlos. v. 8, n. 2, p-273-292, 2014.
LOURENCETTI, G. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Dilemas de professoras em práticas cotidianas. In: MIZUKAMI, M. G.; REALI, A. M. M. R. (Orgs). Aprendizagem profissional da docência. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 49-69.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 9-29.
MOITA, M. C. Percurso de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 110-140.
NASCIMENTO, L. P. do. Elaboração de Projetos de Pesquisa: monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2012.
NÓVOA, A. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (orgs.). Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.p. 29-46.
OLIVEIRA, R. M.; MIZUKAMI, M. G. N. “Na escola se aprende de tudo....”. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Aprendizagem profissional da docência. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 229- 255.
OLIVEIRA, Z. M. R. de et al. Construção da identidade docente: relatos de educadores de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 36, n. 129, p. 547-571, set./dez. 2006.
ONGARI, B.; MOLINA, P. A Educadora de creche: construindo suas identidades. Tradução: Fernanda L. Ortale e Ilse Paschoal Moreira. São Paulo: Cortez, 2003.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.15-34.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances. Presidente Prudente, v. 3, n, p. 5-14, set. 1997.
SILVA, M. R. P. da. Educação dialógica com os bebês: inspirações freirianas. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 19 , n. 2, p. 155-170, jul./dez. 2016.
SCOZ, B. J. L. Identidade e subjetividade de professores: sentidos do aprender e do ensinar. Petrópolis: Vozes, 2011.
SILVA, R. C. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, M. R. (Org). Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência. 2ª. ed. Campinas: Autores Associados; Araraquara: Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, 2005. p. 25- 44.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13,p. 5-24, jan./abr. 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch, 3ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade,Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.