AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REPRESENTAÇÕES DECORRENTES DE PRÁTICAS INSTITUÍDAS NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.02.p7

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Tendências pedagógicas, Formação de Professores

Resumen

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa sobre representações de avaliação das aprendizagens de alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. O objetivo é verificar se nas representações dos alunos a avaliação está associada à classificação ou à avaliação formativa. Para contextualizar esta pesquisa, nos ancoramos nas práticas avaliativas que emergem das tendências pedagógicas caracterizadas por Libâneo (1985). A abordagem metodológica foi qualitativa com a utilização de questionário. Como resultado, verificamos a necessidade de repensar a formação dos professores, pois, se a construção da identidade docente se dá a partir das experiências pessoais e profissionais, problematizar questões referentes à avaliação das aprendizagens pode fomentar práticas menos instrumentais e relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem.

Recebido em: 09/10/2015.
Aprovado em: 06/12/2016.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • MARI CLAIR MORO NASCIMENTO, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA, Faculdade de Filosofia Ciências – Unesp/Marília

    Professora adjunta na Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências – Unesp/Marília. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp/Assis. Endereço eletrônico: raqueleite@uol.com.br

  • SÉRGIO FABIANO ANNIBAL, Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis

    Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp/Assis. Endereço eletrônico: annibal@assis.unesp.br

Referencias

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; ECKHARDT, Carmen Avani. Avaliação e erro construtivo libertador: uma teoria prática includente em educação. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004.

ANDRÉ. Marli Elisa de A. D. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2012.

ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução de Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BALLESTER, Margarita et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Tradução de Valéria Campos. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Ribeiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.

BLOOM, Benjamin; HASTINGS, J. Thomas; MADAUS, George F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. Tradução de Liliam Rochlitz Quintão; Maria Cristina Fioratti Florez; Maria Eugênia Vanzolini. São Paulo: Livraria Pioneira de Ciências Sociais, 1983.

CATANI, Denice Barbosa et al. Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1993.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores, 2005.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987.

GATTI, Bernadete. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.25-35, set./dez. 2006.

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275003. Acesso em: 25 nov. 2014.

GRILLO, Marlene Correro. Por que falar ainda em avaliação, 2003. In: ERICONE, Délcia; GRILLO, Marlene. Avaliação: uma discussão em aberto. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003. p. 13-30.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Tradução de Patrícia Chitonni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LIBÂNEO. José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo. Loyola, 1985.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 549 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.

MEZZAROBA, Leda; ALVARENGA, Georfravia Montoza. A trajetória da avaliação educacional no Brasil. In: ALVARENGA, Georfravia Montoza. Avaliar: um compromisso com o ensino e a aprendizagem. Londrina: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, 1999. p. 29- 82.

MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

RABELO, Edmar Henrique. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 1998.

ROGERS. Carl. Liberdade para aprender. Tradução de Edgar de Godói da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade. Belo Horizonte: Interlivros, 1975.

ROGERS. Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 40. Ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCRIVEN, Michael. The Methodology of Evaluation. In: TYLER, Ralph.; GAGNE, Robert; SCRIVEN, Michael. Perspectives of Curriculum Evaluation. Washington, D.C: American Educational Research Association, 1967. p. 39-83.

SUHR, Inge Renate Froge. Processo avaliativo no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.

TYLER, Ralph Wilnfred. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS. Celso dos Santos. Avaliação: superação da lógica classificatória e excludente – do é proibido reprovar aos é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.

Publicado

2017-06-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NASCIMENTO, M. C. M., BARBOSA, R. L. L., & ANNIBAL, S. F. (2017). AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REPRESENTAÇÕES DECORRENTES DE PRÁTICAS INSTITUÍDAS NA FORMAÇÃO INICIAL. Educação Em Revista, 18(1), 7-22. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.02.p7

Artículos más leídos del mismo autor/a