EDUCAÇÃO INTEGRAL: ENTRE O PASSADO E O FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.07.p121Palabras clave:
Educação integral, Educação básica, Política educacional.Resumen
No Brasil vem crescendo nos últimos anos os estudos sobre a temática da educação integral, especialmente após a criação do Programa Mais Educação que emerge no bojo do debate de políticas públicas como o “Compromisso Todos pela Educação” que previa a implementação da educação integral em jornada
ampliada. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre o tema, da sua compreensão como conceito à complexidade da análise de sua configuração ao longo do tempo em seus aspectos de ampliação da jornada e a natureza da configuração da escola pública de tempo integral no Brasil. Realizou-se um estudo, a partir da pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados nacionais, em que se objetiva dar destaque a um debate a despeito dos modelos assumidos, sobre divergências e similitudes nas construções teóricas sobre o tema. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações teóricas e políticas que resultaram no avanço da implantação e implementação da educação integral no cenário brasileiro atualmente.
Recebido em: 15/12/2016.
Aprovado em: 08/02/2017.
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