A CONSTRUÇÃO DA META DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.03.p23Palabras clave:
Educação em Tempo Integral, Plano Nacional de Educação, Agenda PolíticaResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da meta de educação em tempo integral do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014, buscando compreender como a educação em tempo integral foi se constituindo parte da agenda política da educação brasileira nas últimas duas
décadas. Para isso, apresenta o percurso político, histórico e legal da educação em tempo integral desde a LDB até a aprovação da meta nº 6 do Plano Nacional de Educação, em 2014, com foco na análise das discussões nas Conferências Nacionais de Educação (2010/2014) e das discussões no Congresso Nacional. Com base nos princípios da análise de conteúdo, o presente artigo considerou documentos legais, propositivos, técnicos e político-analíticos elaborados pelos Poderes Executivo e Legislativo e documentos elaborados, discutidos e/ou legitimados pela sociedade civil organizada. O estudo mostra que a temática da educação em tempo integral vem ganhando espaço na agenda política e a criação de uma meta específica no Plano Nacional de Educação indica possibilidades de formulação e implementação de políticas mais efetivas para a área, a depender de capacidade institucional e política de manutenção do tema na agenda formal.
Recebido em: 23/11/2016.
Aprovado em:18/01/2017.
Descargas
Referencias
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 31 ago. 2016.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm> Acesso em: 27 out. 2016.
BRASIL. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: 2007a.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf >. Acesso em: 01 set. 2016.
BRASIL. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7083.htm>. Acesso em: 01 set. 2016.
BRASIL. Documento Referência – Conae 2010. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf>. Acesso em 22 set. 2016.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm> Acesso em: 23 nov. 2016.
BRASIL. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007c. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm> Acesso em: 23 nov. 2016.
BRASIL. Documento Final – Conae 2010. Conae 2010. Brasília: MEC, 2010b. Disponível em: <http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/documetos/documento_final.pdf> Acesso em: 22 set. 2016.
BRASIL. Projeto de Lei n. 8.035, 20 de dezembro de 2010c. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B7BEF3980B04FA2D1FA1B8F0FB1AFF9D.proposicoesWebExterno2?codteor=831421&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 27 out. 2016.
BRASIL. Parecer ao Projeto de Lei n. 8.035 – Relatório elaborado pelo Deputado Angelo Vanhoni e apresentado à Comissão Especial no dia 05/12/2011. 2011. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B73BA7FAAB03A86E03BD1CA2AB5168A6.proposicoesWebExterno2?codteor=947081&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 31 out. 2016.
BRASIL. Parecer às Emendas ao Substitutivo ao Projeto de Lei n. 8.035 – Relatório elaborado pelo Deputado Angelo Vanhoni e apresentado à Comissão Especial no dia 24/04/2012. 2012a. Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B73BA7FAAB03A86E03BD1CA2AB5168A6.proposicoesWebExterno2?codteor=984951&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 31 out. 2016.
BRASIL. Projeto de Lei n. 8.035-B, de 2010. Redação final apresentada pelo Deputado Vieira da Cunha e apresentado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no dia 04/10/2012. 2012b. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B73BA7FAAB03A86E03BD1CA2AB5168A6.proposicoesWebExterno2?codteor=1033265&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 31 out. 2016.
BRASIL. Substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei da Câmara n. 103, de 2012 (PL no 8.035, de 2010, na Casa de origem), que “Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e· dá outras providências. Apresentado ao Plenário da Câmara de Deputados no dia 31/12/2013. 2013a. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B73BA7FAAB03A86E03BD1CA2AB5168A6.proposicoesWebExterno2?codteor=1230548&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 31 out. 2016.
BRASIL. Parecer ao Substitutivo do Senado Federal que “aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências”. Relatório apresentado pelo Deputado Angelo Vanhoni na Comissão Especial no dia 19/03/2014. 2014a. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=D6C71FBFDF722BC834575EB4D7EF30D2.proposicoesWeb1?codteor=1237910&filename=Tramitacao-PL+8035/2010> Acesso em: 07 out. 2016.
BRASIL. Portaria n. 1.410, de 03 de dezembro de 2012c. Disponível em: <http://fne.mec.gov.br/images/pdf/portaria1410lancamentoconae2014.pdf> Acesso em: 07 out. 2016.
BRASIL. Documento Referência – Conae 2014. Brasília: MEC, 2013b. Disponível em: <http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia.pdf> Acesso em: 07 out. 2016.
BRASIL. Documento Final – Conae 2014. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://conae2014.mec.gov.br/images/doc/Sistematizacao/Impressos/DocumentoBase02.pdf> Acesso em: 07 out. 2016.
BRASIL. Regimento Interno - Conae 2014. Brasília, DF: MEC, 2014c. Disponível em: <http://conae2014.mec.gov.br/images/doc/Sistematizacao/REGIMENTOINTERNO0511tarde.pdf> Acesso em: 23 nov. 2016.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014d. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 27 out. 2016.
HOWLETT, Michael; HAMESH, Mishra; PERL, Anthony. Política pública: seus ciclos e subsistemas – uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
KINGDON, J. Como chega a hora de uma ideia? In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. Políticas Públicas – Coletânea. Brasília: ENAP, 2006a. p. 219-224.
KINGDON, J. Como chega a hora de uma ideia? In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. Políticas Públicas – Coletânea. Brasília: ENAP, 2006b. p. 225-245.
KINGDON, J. Agendas, alternatives, and public policies. Boston: Pearson, 2011.
PARENTE, C. da M. D. Construindo uma Tipologia das Políticas de Educação Integral em Tempo Integral. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 3, p. 563-586, set./dez. 2016.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SUBIRATS, J. Definición Del Problema. Relevancia Pública y Formación de la Agenda de Actuación de los Poderes Públicos. In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. Políticas Públicas – Coletânea. Brasília: ENAP, 2006. p. 199-218.
VIANA, Ana Luiza. Abordagens metodológicas em políticas públicas. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 5-43, mar./abr. 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.