Por uma Pedagogia Crítica: reflexões sobre algumas tendências em educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.670Palabras clave:
pedagogia crítica, escola, escolarização, massificação escolar.Resumen
Este artigo consiste em uma leitura das reflexões de autores como Giroux (1983), Luckmann e Berger (1985), Forquin (1993), Lobrot (1992) e outros estudiosos preocupados com a construção de uma pedagogia crítica, radical, abrangente, que considere a sociologia, a história, centrados em uma perspectiva criativa e autônoma e no poder transformador da ação humana em contraposição com o paradigma tradicional pedagógico. Contempla, nesse contexto, a influência da escola na crise cultural da sociedade hoje. Refere-se a alguns frankfurtianos e outros escritos científicos recentes sobre o tema; à nova sociologia da educação e sua relação com a delimitação do conteúdo escolar como um recorte na cultura. Ressalta a necessidade da formação adequada de professores, coerente com uma pedagogia crítica. Proporciona uma visão da expansão quantitativa da escolarização em detrimento de seu crescimento qualitativo. Conclui sugerindo a luta contra a massificação escolar, as discriminações, os preconceitos. Propõe a produção de pesquisas que promovam uma pedagogia crítica ao alcance dos oprimidos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.