FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Autores

  • Lenita Maria Junqueira Schultz

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.675

Resumo

Esta obra trata da passagem das culturas orais para as culturas escritas, da interação entre oralidade, imagem e escrita e da alfabetização como campo de pesquisa. Esses temas, no entanto, não constituem preocupação exclusiva de Viñao Frago em relação à realidade espanhola. Pelo contrário, pode-se constatar que, nas últimas décadas do século XX, autores americanos, espanhóis, portugueses e ingleses têm enfocado a história da alfabetização como uma análise sócio-histórica das mudanças da mente humana. Tal é a afirmação de Frago que explica o deslocamento da atenção dos estudiosos do analfabetismo para o processo de alfabetização, seus agentes, suas maneiras de atuação, seus aliados e adversários. Esse deslocamento teve como conseqüência o recurso a outros aspectos do campo de investigação tais como: fatores ideológico-culturais, relação oralidade-escrita, outros tipos de linguagem e as comparações entre diferentes culturas. Apresenta, assim, pontos que caracterizam a história dos processos de comunicação humana. São eles: a existência da linguagem oral; o tipo de linguagem oral usado; a possibilidade da representação gráfica da fala; o surgimento do signo gráfico (linguagem icônica); o tipo de escrita correspondente à fala.

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Publicado

2021-09-09

Como Citar

Schultz, L. M. J. (2021). FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. Educação Em Revista, 2(1), 173–178. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.675

Edição

Seção

Artigos