Por uma Pedagogia Crítica: reflexões sobre algumas tendências em educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.670Keywords:
pedagogia crítica, escola, escolarização, massificação escolar.Abstract
Este artigo consiste em uma leitura das reflexões de autores como Giroux (1983), Luckmann e Berger (1985), Forquin (1993), Lobrot (1992) e outros estudiosos preocupados com a construção de uma pedagogia crítica, radical, abrangente, que considere a sociologia, a história, centrados em uma perspectiva criativa e autônoma e no poder transformador da ação humana em contraposição com o paradigma tradicional pedagógico. Contempla, nesse contexto, a influência da escola na crise cultural da sociedade hoje. Refere-se a alguns frankfurtianos e outros escritos científicos recentes sobre o tema; à nova sociologia da educação e sua relação com a delimitação do conteúdo escolar como um recorte na cultura. Ressalta a necessidade da formação adequada de professores, coerente com uma pedagogia crítica. Proporciona uma visão da expansão quantitativa da escolarização em detrimento de seu crescimento qualitativo. Conclui sugerindo a luta contra a massificação escolar, as discriminações, os preconceitos. Propõe a produção de pesquisas que promovam uma pedagogia crítica ao alcance dos oprimidos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.