O PAPEL DO DEVER DE CASA EM FAMILIAS DE CLASSES POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.05.p65Palabras clave:
família-escola, dever de casa, classes popularesResumen
O objetivo deste estudo é discutir e analisar a relação família-escola num contexto de classes populares, por meio da reflexão sobre o papel do dever de casa. A pesquisa realizou-se numa escola pública de um bairro periférico da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O estudo seguiu a metodologia do tipo estudo de caso, o material empírico da pesquisa originou-se de dados do questionário, documentos escolares e observações realizadas no contexto escolar, analisados a partir de perspectiva sociológica bourdieusiana. As condições objetivas e dinâmicas familiares (disponibilização do tempo e formas de capitais) refletiram na concepção do dever de casa para a família e para o aluno, como uma tomada de consciência do valor do capital cultural e de estratégias na constituição do habitus estudantil em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Recebido em: 12/01/2017.
Aprovado em:07/09/2018.
Descargas
Referencias
BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Assuntos estratégicos: social e renda. Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2014. Disponível em: <http://www.sae.gov.br>. Acesso em: 25 dez. 2016.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas/SP: Papirus, 2011.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A; CATANI, A. (Org.). Escritos da educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 71-79.
BOURDIEU, P. A distinção: por uma crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo, SP: Edusp; Porto Alegre, SC: Zouk, 2007.
CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.09, n. 25, p. 94-104, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf /rbedu/n25/n25 a08.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
NOGUEIRA, M. A. Um tema revisitado. As classes médias e a educação escolar. In: DAYRELL, J. et al. (Org.). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2012. p. 110-131.
PORTES, E. A. O Trabalho escolar das famílias populares. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.) Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 61-80.
RESENDE. T. F. Entre escolas e famílias: revelações dos deveres de casa. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 40, p. 385-398, jan. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia /v18n40/14.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
RESENDE. T. F. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 03, p. 159-184, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n3/a08v28n03.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n.29, p.152-163, mai./ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a12.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
VIANA, M. J. B. Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 195-215, jan./jun. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2009v27n1p195/12298>. Acesso em: 02 ago. 2018.
VIANA, M. J. B. Práticas socializadoras em famílias populares e a longevidade escolar dos filhos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 01, p. 421-440, mar. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a08.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
ZAGO, N. Processos de escolarização em famílias de camadas populares – As contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 17-43.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.