Linguagens em educação e formação inicial de professores: uma intersecção possível
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.629Palabras clave:
Formação de professores. Linguagens em educação. Experiências de ensino-aprendizagemResumen
Este texto resulta da experiência vivenciada pela primeira autora, ao ministrar a disciplina Linguagens em Educação, na formação de futuros pedagogos em uma universidade pública, no interior do Estado de São Paulo. O recorte do tema se constituiu a partir do trabalho com diversas linguagens (informática, rádio, TV, teatro, histórias em quadrinhos, dança, música entre outras) e do desenvolvimento, pelos alunos – futuros professores – de experiências de ensino-aprendizagem. Os futuros professores utilizaram as linguagens estudadas na universidade para desenvolver atividades práticas junto a alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Os resultados indicaram que a participação dos futuros professores, nas atividades práticas de sala de aula, permitiu a construção de novas análises, interpretações e compreensões sobre o ser professor, atualmente. Foi possível concluir que o trabalho desenvolvido na disciplina, em duas frentes – teoria e prática – possibilitou novas aprendizagens e, aos alunos – futuros pedagogos –, o diálogo entre o conhecimento científico produzido na área e a re-interpretação destes, pela observação e ação na realidade da escola atual.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.