Linguagens em educação e formação inicial de professores: uma intersecção possível
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.629Keywords:
Formação de professores. Linguagens em educação. Experiências de ensino-aprendizagemAbstract
Este texto resulta da experiência vivenciada pela primeira autora, ao ministrar a disciplina Linguagens em Educação, na formação de futuros pedagogos em uma universidade pública, no interior do Estado de São Paulo. O recorte do tema se constituiu a partir do trabalho com diversas linguagens (informática, rádio, TV, teatro, histórias em quadrinhos, dança, música entre outras) e do desenvolvimento, pelos alunos – futuros professores – de experiências de ensino-aprendizagem. Os futuros professores utilizaram as linguagens estudadas na universidade para desenvolver atividades práticas junto a alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Os resultados indicaram que a participação dos futuros professores, nas atividades práticas de sala de aula, permitiu a construção de novas análises, interpretações e compreensões sobre o ser professor, atualmente. Foi possível concluir que o trabalho desenvolvido na disciplina, em duas frentes – teoria e prática – possibilitou novas aprendizagens e, aos alunos – futuros pedagogos –, o diálogo entre o conhecimento científico produzido na área e a re-interpretação destes, pela observação e ação na realidade da escola atual.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.