PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) (2014-2024) NO CONTEXTO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.04.p35Palabras clave:
Financiamento. Educação básica. Plano Nacional de Educação (PNE).Resumen
O presente trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, investiga aspectos denatureza político-administrativa no âmbito educacional e sinaliza o esforço normativo do Plano Nacional de
Educação (PNE) (2014-2024) para superação dos desafios de ampliação da oferta pública de educação básica
em patamar de qualidade, a efetivação do custo aluno qualidade (CAQ), o padrão nacional de qualidade (PNQ)
e o aporte de novos recursos financeiros à educação por meio de contrapartida financeira pela exploração de
recursos naturais. Propõe uma reflexão, a despeito das dificuldades de efetivação desses instrumentos, sobre
como esses elementos podem representar avanços na condução da política educacional brasileira na suplantação
de desafios históricos do financiamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.