ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores/as

  • Eliane Maria Vani ORTEGA
  • Ana Luzia Videira PARISOTTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.05.p53

Palabras clave:

Alfabetização Matemática. Letramento. PNAIC.

Resumen

Este artigo trata da alfabetização matemática no contexto das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementadas no ano de 2014. Este programa de iniciativa do governo federal tem como objetivo que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos e funciona em parceria com as universidades e escolas dos anos iniciais da rede estadual e municipal do Brasil. Nosso objetivo foi discutir
a importância da compreensão da alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, a partir das descrições de características importantes do material utilizado no PNAIC, no ano de 2014, tendo como referencial teórico autores que estudam a alfabetização em língua materna e autores do campo da Educação Matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eliane Maria Vani ORTEGA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Ana Luzia Videira PARISOTTO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-03-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ORTEGA, E. M. V., & PARISOTTO, A. L. V. (2016). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.05.p53

Artículos más leídos del mismo autor/a