FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.04.p39Palabras clave:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Metodologias ativas de aprendizagem. Educação continuada de professores. Práticas de educação continuada.Resumen
Este artigo apresenta as percepções de Orientadores de Estudos acerca da formação oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal do Brasil, destinado à formação de docentes alfabetizadores. Destaca-se na análise a metodologia adotada durante os encontros presenciais que fez uso da problematização de situações do cotidiano escolar para o desenvolvimento dos
conteúdos do programa. O estudo realizado envolveu 165 participantes provenientes de 78 municípios do Estado de São Paulo. Os resultados demonstram que, para além dos conteúdos conceituais, os participantes valorizam aspectos da metodologia adotada, tais como: trabalho em grupo, relação entre teoria e prática, troca de experiências e saberes docentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.