FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE ESTUDO

Authors

  • Ana Maria KLEIN
  • Monica Abrandes GALINDO
  • Andreia Cristina FIDELIS
  • Luana PASSOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.04.p39

Keywords:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Metodologias ativas de aprendizagem. Educação continuada de professores. Práticas de educação continuada.

Abstract

Este artigo apresenta as percepções de Orientadores de Estudos acerca da formação oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal do Brasil, destinado à formação de docentes alfabetizadores. Destaca-se na análise a metodologia adotada durante os encontros presenciais que fez uso da problematização de situações do cotidiano escolar para o desenvolvimento dos
conteúdos do programa. O estudo realizado envolveu 165 participantes provenientes de 78 municípios do Estado de São Paulo. Os resultados demonstram que, para além dos conteúdos conceituais, os participantes valorizam aspectos da metodologia adotada, tais como: trabalho em grupo, relação entre teoria e prática, troca de experiências e saberes docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Maria KLEIN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Monica Abrandes GALINDO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Andreia Cristina FIDELIS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Luana PASSOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-03-09

How to Cite

KLEIN, A. M., GALINDO, M. A., FIDELIS, A. C., & PASSOS, L. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE ESTUDO. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.04.p39

Most read articles by the same author(s)