O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.02.p7Palabras clave:
Curso de Pedagogia. Formação do Pedagogo. Educação básicaResumen
O artigo apresenta, com base na trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil, desde a sua fundação em 1939 aos dias atuais, a repercussão que a modificação na legislação específica ocasionou na proposta de formação do pedagogo e dos professores para a educação básica. Salientamos as dimensões contraditórias que perpassam os documentos legais orientadores da formação dos professores da Educação Básica. Partimos
da literatura especializada sobre o tema e avançamos na análise das DCNGEB (BRASIL, 2010a; 2010b). A abordagem está centrada na perspectiva histórica, política e social com vistas a problematizar as contradições e inclinações presentes nessas orientações oficiais. As orientações oficiais acerca da formação docente para a educação básica têm se caracterizado pelo aligeiramento e superficialidade da proposta formativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.