AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REPRESENTAÇÕES DECORRENTES DE PRÁTICAS INSTITUÍDAS NA FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.02.p7Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Tendências pedagógicas, Formação de ProfessoresResumo
Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa sobre representações de avaliação das aprendizagens de alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. O objetivo é verificar se nas representações dos alunos a avaliação está associada à classificação ou à avaliação formativa. Para contextualizar esta pesquisa, nos ancoramos nas práticas avaliativas que emergem das tendências pedagógicas caracterizadas por Libâneo (1985). A abordagem metodológica foi qualitativa com a utilização de questionário. Como resultado, verificamos a necessidade de repensar a formação dos professores, pois, se a construção da identidade docente se dá a partir das experiências pessoais e profissionais, problematizar questões referentes à avaliação das aprendizagens pode fomentar práticas menos instrumentais e relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem.
Recebido em: 09/10/2015.
Aprovado em: 06/12/2016.
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