A Filosofia no Ensino Médio: o Cinema como Recurso Didático
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.04.p53Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Cinema, Recurso Didático, Roteiro de AulaResumo
As mudanças advindas de uma educação cada vez mais diversificada em seus contextos sociais e culturais requerem que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo analisar o cinema como recurso didático utilizado para apoiar o ensino de filosofia no ensino médio, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A metodologia de estudo contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e estruturação de roteiros de aula.
Recebido em: 28/06/ 2017.
Aceito em: 01/03/2018.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/sicon/ExecutaPesquisaLegislacao.action>. Acesso em: 07 fev. 2018.
BRASIL. Congresso Nacional. Casa Civil. Lei n.º 11684, de 2 de junho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n.º 38, de 7 de julho de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb038_06.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf.. Acesso em: 20 maio 2015.
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CARDOSO, Leila Aparecida Assolari; TOSCANO, Carlos. A mediação pedagógica na sala de aula: o papel do professor na construção do conhecimento. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5829_2776.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851>. Acesso em: 20 mai. 2015.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
POPULAÇÃO 436. Direção: Michelle MacLaren. Produção: Jessika Borsiczky e outros. Intérpretes: Jeremy Sisto, Fred Durst, David Fox, Frank Adamson, Reva Timbers, Charlotte Sullivan e outros. Roteiro: Michael Kingston. Música: Glenn Buhr. Culver City: Sony Pictures Entertainment, 2006. 1 DVD (92 min).
REDYSON, Deyve. A versão cinematográfica do Fausto de Goethe do Opus Summun ao Cinema Mudo. In: ALMEIDA, Jorge Miranda de; AGUIAR, Itamar Pereira de. (Org.). Filosofia, Cinema e Educação. Vitória da Conquista, ES: Edições UESB, 2010. p.121-132.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SÃO PAULO (estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2012.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014a.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 1ª série, vol. 1. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014b.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014c.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; filosofia, ensino médio, 2ª série, vol. 2. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014d.
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.
THIEL, Grace Cristiane. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
VEIVERBERG, Fernanda de Oliveira. Cinema e Filosofia. In: TOMAZETTI, Elisete M. (Org.). Filosofia no ensino médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escrita a partir do PIBID. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 65-92.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.