O INGRESSO NA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRE O GÊNERO E O ESTILO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5080Palabras clave:
Orientação pedagógica. Gênero de atividade. Estilo. Atividade.Resumen
Este trabalho integra pesquisa mais abrangente sobre o trabalho docente desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Campinas (SP). Inspirados na metodologia em Clínica da Atividade (CLOT, 2010), que tem por objetivos a análise e a transformação de situações de trabalho empreendidas pelos próprios trabalhadores, convidamos alguns orientadores pedagógicos (OPs) de redes públicas de ensino para participar da pesquisa. O objetivo era dialogar sobre as especiicidades e diiculdades na atividade de orientação pedagógica. Este artigo tem como foco a análise realizada por um dos OPs — aquele que tinha menos experiência no grupo. Buscamos compreender o processo de integração desse novo proissional no contexto especíico do trabalho em uma escola que já tem uma história de práticas que o antecede.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.