O INGRESSO NA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRE O GÊNERO E O ESTILO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Daniela Dias dos ANJOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5080

Palabras clave:

Orientação pedagógica. Gênero de atividade. Estilo. Atividade.

Resumen

Este trabalho integra pesquisa mais abrangente sobre o trabalho docente desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Campinas (SP). Inspirados na metodologia em Clínica da Atividade (CLOT, 2010), que tem por objetivos a análise e a transformação de situações de trabalho empreendidas pelos próprios trabalhadores, convidamos alguns orientadores pedagógicos (OPs) de redes públicas de ensino para participar da pesquisa. O objetivo era dialogar sobre as especiicidades e diiculdades na atividade de orientação pedagógica. Este artigo tem como foco a análise realizada por um dos OPs — aquele que tinha menos experiência no grupo. Buscamos compreender o processo de integração desse novo proissional no contexto especíico do trabalho em uma escola que já tem uma história de práticas que o antecede.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daniela Dias dos ANJOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2015-06-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ANJOS, D. D. dos. (2015). O INGRESSO NA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRE O GÊNERO E O ESTILO PROFISSIONAL. Educação Em Revista, 15(02). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5080