O INGRESSO NA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRE O GÊNERO E O ESTILO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5080Keywords:
Orientação pedagógica. Gênero de atividade. Estilo. Atividade.Abstract
Este trabalho integra pesquisa mais abrangente sobre o trabalho docente desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Campinas (SP). Inspirados na metodologia em Clínica da Atividade (CLOT, 2010), que tem por objetivos a análise e a transformação de situações de trabalho empreendidas pelos próprios trabalhadores, convidamos alguns orientadores pedagógicos (OPs) de redes públicas de ensino para participar da pesquisa. O objetivo era dialogar sobre as especiicidades e diiculdades na atividade de orientação pedagógica. Este artigo tem como foco a análise realizada por um dos OPs — aquele que tinha menos experiência no grupo. Buscamos compreender o processo de integração desse novo proissional no contexto especíico do trabalho em uma escola que já tem uma história de práticas que o antecede.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.