ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Angela Rossini VIANA, Giomar VIANA, Ari SCHWANS, Vitor Afonso HOEFLICH

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563

Palabras clave:

Matemática, Alternativas de Ensino, Gestão Pública

Resumen

O ensino da matemática, na maioria das escolas públicas, se dá somente com a utilização de fórmulas matemáticas, despertando pouco interesse por parte dos alunos envolvidos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula como alternativas para que o professor possa despertar o interesse dos alunos em conhecer e estudar a disciplina, mudando a rotina de sala de aula. Para tanto, utilizou-se a metodologia pesquisa participante e análise comparativa a partir de um estudo de caso, aplicando tais técnicas durante a exposição de conteúdos em sala de aula em alunos do ensino fundamental de uma escola pública, de modo a veriicar se as técnicas propostas resultam em maior estímulo aos alunos e ao docente no ambiente de ensino da matemática. Os resultados evidenciam que a partir do uso de atividades lúdicas se torna possível despertar mais interesse aos alunos, pois a disciplina passa a se caracterizar a partir de uma nova forma de aprendizado. Por outro lado, também evidencia a necessidade de maior atuação por parte dos gestores públicos, de forma que estes propiciem um ambiente mais interativo entre professor-aluno, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino da matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Vitor Afonso HOEFLICH, A. R. V. G. V. A. S. (2021). ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS. Educação Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563