ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3563Keywords:
Matemática, Alternativas de Ensino, Gestão PúblicaAbstract
O ensino da matemática, na maioria das escolas públicas, se dá somente com a utilização de fórmulas matemáticas, despertando pouco interesse por parte dos alunos envolvidos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula como alternativas para que o professor possa despertar o interesse dos alunos em conhecer e estudar a disciplina, mudando a rotina de sala de aula. Para tanto, utilizou-se a metodologia pesquisa participante e análise comparativa a partir de um estudo de caso, aplicando tais técnicas durante a exposição de conteúdos em sala de aula em alunos do ensino fundamental de uma escola pública, de modo a veriicar se as técnicas propostas resultam em maior estímulo aos alunos e ao docente no ambiente de ensino da matemática. Os resultados evidenciam que a partir do uso de atividades lúdicas se torna possível despertar mais interesse aos alunos, pois a disciplina passa a se caracterizar a partir de uma nova forma de aprendizado. Por outro lado, também evidencia a necessidade de maior atuação por parte dos gestores públicos, de forma que estes propiciem um ambiente mais interativo entre professor-aluno, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino da matemática.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.