Princesa Kevin

uma leitura literária em diálogo com as questões de gênero

Autores/as

  • Letícia KONDO Unesp
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023013

Palabras clave:

Educação emancipadora. Gênero. Dialogia.

Resumen

A literatura infantil é capaz de desvelar mundos aos pequenos e colocá-los em contato com o mais profundamente humano. Reconhecer o valor dos enunciados verbais e visuais presentes nas obras literárias e promover espaços para que a leitura possa ser um verdadeiro encontro de vozes, promotora das pluralidades de sujeitos, é essencial para a educação emancipadora, ou seja, aquela preocupada com a formação de homens e mulheres capazes de transpor padrões de sujeição. Deste modo, o presente texto busca estabelecer um diálogo entre as questões de gênero, a forma como o mundo está organizado pelos padrões patriarcais, e a obra literária ilustrada Princesa Kevin. Para tanto, foram recuperadas categorias da filosofia da linguagem propostas pelos russos Bakhtin e Volóchinov com o intuito sustentar teoricamente o campo da dialogia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Letícia KONDO, Unesp

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC (2022). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCL (2014). Trabalha como professora de língua Inglesa na rede municipal de Marília. 

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO

    Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação.

Referencias

ALMEIDA, Tatyane de Andrade. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Carmen Cacciacarro (trad.). São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BUTLER, Judith. Discurso de ódio [recurso eletrônico]: uma política do performativo; traduzido por Roberta Fabbri Viscardi. São Paulo : Editora Unesp Digital, 2021.

Escoffier, Michael. Princesa Kevin. Ilustrações: Roland Garrigue; tradução: Lígia Ulian. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2020.

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (org.). Palavras e Contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

Publicado

2023-08-11

Cómo citar

KONDO, L., & GIROTTO, C. G. G. S. (2023). Princesa Kevin: uma leitura literária em diálogo com as questões de gênero. Educação Em Revista, 24, e023013. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023013

Artículos más leídos del mismo autor/a