Do direito à literatura

vivência leitora a partir do poema Os Estatutos Do Homem de Thiago de Mello

Autores

  • Daniele Aparecida Russo Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Andreia dos Santos Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Gisele de Assis Carvalho Cabral Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p157-170

Palavras-chave:

Educação, Literatura, Vivência leitora e Direitos Humanos

Resumo

Os direitos humanos fundamentais são garantidos por lei para os homens e mulheres da sociedade contemporânea democrática. Dentre os direitos humanos fundamentais, nos detemos no direito à educação e, consequentemente, as suas contribuições à humanização dos sujeitos, por meio do desenvolvimento de capacidades superiores, dentre elas destacamos a capacidade de ler textos literários e discutimos fundamentado pela teoria histórico-cultural e autores da literatura. Neste contexto, apresentamos o poeta contemporâneo brasileiro Thiago de Mello e suas obras com destaque para “Os Estatutos do Homem”. O critério de escolha advém da própria notoriedade estético-literário da peça que se materializa em um texto de originalidade no grande tema presente em seu enredo, garantindo qualidade literária à escolha. Após reflexões sobre os enunciados de Thiago de Mello apoiado em conceitos bakhtinianos, sugerimos uma proposta prática de leitura com crianças dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de atividades com as estratégias de leitura (Souza e Girotto, 2011) a partir do poema sobre direitos humanos, “Os Estatutos do homem”, escrito pelo poeta contemporâneo amazonense.

Recebido em: 22/05/2019.
Aprovado em: 04/11/2020.

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Biografia do Autor

  • Daniele Aparecida Russo, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Doutoranda em Educação (UNESP/Marília).

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Livre-Docente em Leitura e Escrita. Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UNESP FFC - Marília (SP)

  • Andreia dos Santos Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP FFC - Marília (SP)

  • Gisele de Assis Carvalho Cabral, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

    Mestranda em Educação (UNESP/Marília). Professora na Rede Municipal de Ensino Fundamental de Marília (SP)

  • Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL

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Publicado

2021-03-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do direito à literatura: vivência leitora a partir do poema Os Estatutos Do Homem de Thiago de Mello. (2021). Educação Em Revista, 22(esp), 157-170. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p157-170

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