Do direito à literatura
vivência leitora a partir do poema Os Estatutos Do Homem de Thiago de Mello
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p157-170Palavras-chave:
Educação, Literatura, Vivência leitora e Direitos HumanosResumo
Os direitos humanos fundamentais são garantidos por lei para os homens e mulheres da sociedade contemporânea democrática. Dentre os direitos humanos fundamentais, nos detemos no direito à educação e, consequentemente, as suas contribuições à humanização dos sujeitos, por meio do desenvolvimento de capacidades superiores, dentre elas destacamos a capacidade de ler textos literários e discutimos fundamentado pela teoria histórico-cultural e autores da literatura. Neste contexto, apresentamos o poeta contemporâneo brasileiro Thiago de Mello e suas obras com destaque para “Os Estatutos do Homem”. O critério de escolha advém da própria notoriedade estético-literário da peça que se materializa em um texto de originalidade no grande tema presente em seu enredo, garantindo qualidade literária à escolha. Após reflexões sobre os enunciados de Thiago de Mello apoiado em conceitos bakhtinianos, sugerimos uma proposta prática de leitura com crianças dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de atividades com as estratégias de leitura (Souza e Girotto, 2011) a partir do poema sobre direitos humanos, “Os Estatutos do homem”, escrito pelo poeta contemporâneo amazonense.
Recebido em: 22/05/2019.
Aprovado em: 04/11/2020.
Downloads
Referências
ALEIXO, Marcos Frederico Krüger. Thiago de Mello: melhores poemas. São Paulo: Global, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Constituição da república federativa do brasil de 1988. Disponível em: < http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 17 mai. 2019.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades,
JAKUBINSKIJ, Lev. Sobre a fala dialogal. Tradução Dóris de Arruda C. da Cunha e Suzana Leite
Cortez. São Paulo: Parábola, 2015.
JOLIBET, Josette et al. Além dos muros da escola: A escrita como ponte entre alunos e comunidade. Tradução de: Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MARTINS, Lígia Marcia. Internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico cultural e a pedagogia histórico-crítica (2015). Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/
handle/11449/135750>. Acesso em 12/05/2018.
MELLO, Thiago de. Madrugada camponesa. In: Faz escuro, mas eu canto: porque a manhã vai
chegar. 24. ed. São Paulo, Global, 2017.
MELLO, Thiago. Os Estatutos do Homem. 3.ed.São Paulo: Editora Vergara Ribas, 2011.
MELLO, Thiago. Os Estatutos do Homem. Trad. Pablo Neruda. 3 ed. Cotia, SP: Vergara & Riba
Editoras, 2011.
Programa Sempre Um Papo com Thiago de Mello - 2008. Disponível em: <https://www.youtube.
com/watch?v=jLj-4BSJ_U8 > Acesso em: 23 nov 2018.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola: pesquisas x propostas. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.
SOUZA, Renata Junqueira. Para compreender os processos de aprendizagem das estratégias de leitura. In: DEBUS, Eliane; JULIANO, Dilma Beatriz; BORTOLOTTO, Nelita. Literatura Infantil e Juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Tubarão: Copiart, 2016. p. 95-107.
SOUZA, Renata Junqueira; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Estratégias de leitura: uma alternativa para o início da educação literária. Álabe 4, diciembre 2011.
Thiago de Mello: Os Estatutos do Homem (03). Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=XylbBRdiRdI> Acesso em: 24 nov 2018.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:
VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Penha Vilalobos. 7.ed. São Paulo: Ícone, 2001.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.