A importância do patrimônio cultural imaterial (narrativas orais) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ele)
reflexões sobre o mito curupira no contexto educativo de Curuçá – Pará
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023009Palabras clave:
Lendas orais. Curupira. Ensino e aprendizagem de ELE. Fortalecimento da cultura popular.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar as lendas orais no contexto educativo do nordeste paraense. De modo especial, o mito Curupira no ensino e aprendizagem de Espanhol, como Língua estrangeira (ELE), no município de Curuçá-PA. Temos em conta que este ser sobrenatural, protetor das florestas (MAGALHÃES, 1975), assume um papel sumamente relevante no cotidiano dos povos que habitam o interior rural, sendo objeto de admiração e interesse de crianças, jovens e adultos. O trabalho está norteado por autores como Cascudo (2008), Magán (2010), Cosson (2021; 2014), Colombres (2010; 2016; 2017), Fernández (2005), entre outros, com os quais nos embrenharemos pelo coração da enigmática e fascinante Amazônia, remando pelas caudalosas águas da tradição popular da região. Assim, apresentaremos algumas pautas para trabalhar essa literatura na sala de aula, a partir das narrativas orais sobre Curupira. Tudo isso como uma forma de proporcionar ao alunado aprendiz de ELE a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos da referida língua estrangeira, a partir da sua realidade cultural, além de fortalece-la, para que os nossos mitos e lendas não desapareçam.
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