CIEPS COMO REFERENTE PARA LA EDUCACIÓN INTEGRAL EN MEDIO DE LAS ACCIONES NEOLIBERALES

referência de educação integral em meio às ações neoliberais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012

Palabras clave:

CIEPS. Darcy Ribeiro. Anísio Teixeira. neoliberalismo

Resumen

Este texto tiene como objetivo discutir la educación de tiempo completo implementada en los Centros Integrados de Educación Pública (CIEPS) en Río de Janeiro, organizados en dos mandatos de Leonel Brizola entre las décadas de 1980 y 1990 al frente del gobierno de Río de Janeiro. A lo largo del artículo, volvemos sobre lo que fueron estos centros, configurados como escuelas públicas, laicas, gratuitas y de calidad para todos. Se destaca el pensamiento educativo de Darcy Ribeiro (1995; 1986; 1984; sd.) y la influencia de Anísio Teixeira (2007) en el pensamiento de Darcy. Conscientes de entrar en la tercera década del siglo XXI, a partir de una rigurosa revisión bibliográfica, buscamos dialogar con las complejas cuestiones de la educación brasileña actual en sus aspectos históricos, políticos, económicos y sociales. Momento en que la docencia, considerando los intereses neoliberales, sufre profundas transformaciones en contenido y forma (LAVAL, 2019; 2019a). Como resultado, observamos que el proyecto CIEPS se convierte en un importante referente en el debate sobre la educación popular igualitaria a tiempo completo, en una sociedad que pretende ser democrática. Para ubicar mejor al lector, las secciones del artículo se dividieron en: Introducción; El impacto neoliberal en nuestras relaciones sociales; CIEPS y la intención democrática de la educación; Consideraciones finales.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcos Antonio Macedo das Chagas, Iserj/pesquisador

    Doutor em Educação, titulado em 2012 e Pós-Doutor em História, certificado em 2015; ambos concluídos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Pedagogia e pós-graduação lato sensu, em Docência Universitária, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); atuou profissionalmente como Professor de Ensino Superior FAETEC - titulado por concurso público estadual, lotado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ)

Referencias

ALVES, Gustavo Biasoli. Discurso e reforma do Estado no governo Collor. 2004. 322f. Tese (Programa de pós-graduação em ciência política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

ANDERSON, Perry. Balanço do n

eoliberalismo. In SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANDRADE, Daniel Pereira. Crise econômica, crise de representatividade democrática e reforço de governamentalidade. Revista Novos Estudos/Cebrap, v.38, n.01. São Paulo: jan-abril de 2019. Disponível em: https://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2019/06/08_Andrade_113_p108a135.pdf. Acesso em: 23/11/2022.

AUTOR; *****. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, 2019. Disponível em: xxxxx

BRANDÃO, Zaia; MENDONÇA, Ana Waleska (org.). Uma tradição esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira. 2. ed. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2008.

BRASIL. Congresso Nacional, Câmara dos deputados. Câmara aprova projeto que permite a educação dos filhos em casa; proposta vai ao Senado. Fonte: Agência Câmara de Notícias, 19/05/2022. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/877647-camara-aprova-projeto-que-permite-a-educacao-dos-filhos-em-casa-proposta-vai-ao-senado. Acesso em: 23/05/2022. Brasília, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação, Educação Básica. Escolas cívico-militares: saiba quem são as 54 escolas que receberão o modelo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/85831-saiba-quais-sao-as-54-escolas-que-receberao-o-modelo-civico-militar-do-mec. Acesso em: 27/05/2022. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Diário Oficial da União. Portaria n. 852, de 28 de outubro de 2021. Publicado em 29/10/2021. Edição 205. Seção 1. P.56. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-852-de-28-de-outubro-de-2021-355830493. Acesso em: 23/05/2022. Brasília, 2021a.

BRASIL. Poder Executivo. Medida Provisória Nº. 1.061 de 09 de Agosto de 2021. Disponível em:https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=MPV&numero=1061&ano=2021&ato=395ETVq5UMZpWTf13. Acesso em: 25/05/2022. Brasília, 2021c.

CARLINI, Herb. A construção dos centros integrados em Americana e Santa Bárbara D’Oeste (SP). In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, RS, Penso, 2012.

CASTRO, Ana R. V.; FARIA, Lia C. M. CIEP: o resgate da utopia. In: COELHO, Lígia M. C. C.; CAVALIERE, Ana Maria (orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CAVALIERE, Ana Maria V. Escolas de tempo integral: uma ideia forte, uma experiência frágil. In: COELHO, Lígia M. C.; CAVALIERE, Ana Maria (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

CHAVES, Miriam W. Educação integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. (2009) In: COELHO, Lígia M. C. C.; CAVALIERE, Ana Maria (orgs). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et al, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

CIEPS COMPLETAM 30 ANOS. 2021. Revista Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/criados-por-darcy-ribeiro-cieps-completam-30-nos/ Acesso em: 10/05/2021.

COELHO, Lígia M. C; CAVALIERE, Ana Maria. (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et al, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

COELHO, Lígia M. C. História(s) da educação integral. Em aberto. Brasília: INEP/MEC. Brasília, 2009a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092?version=1.1 Acesso em: 13/05/2021.

CORRÊA, Ana Elisa; SILVA, Luciana Henrique. In: Dossiê América Latina: Lutas sociais e revoluções. Lutas sociais e pandemias: há esquerda por fora da ordem? Revista História & Luta de Classes, março/2022. Paraná: Gráfica Escala, 2022.

COUTINHO, Carlos Nelson. Pensamento social contemporâneo: Brasil na crise atual do capitalismo. In: O que somos e para onde vamos. 1 DVD. Coordenação: FRIGOTTO, Gaudêncio; MOTTA, Vânia. Realização: Programa de pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Rio de Janeiro: filmagem UERJ; edição e autoração: Arissas Multimídia; projeto gráfico: Café Estúdio, s. d.

DOWBOR, Ladislau. Por uma Pedagogia da Economia – videoaula 15. Fazendo a sociedade e a economia funcionar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oLGEuHRxkP8. Acessado em: 18/08/2021.

FARIA, Lia. A utopia possível: revisitando os CIEPs do Rio de Janeiro. Revista Interinstitucional Artes de educar. Rio de Janeiro. v. 3, n. 2. p. 98-112 (jul/out 2017). Disponível em: file:///C:/Users/marco/Downloads/31713-104855-3-PB.pdf. Acesso em: 12/05/2021.

FARIA, Lia. Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Mimeo, Rio de Janeiro, 2011.

FARIA, Lia. CIEP: a utopia possível. São Paulo: Livros do Tatu, 1991.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.

FILHO, Luís Viana. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. 3. ed. São Paulo: Editora UNESP; Salvador, BA: EDUFBA, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A alternativa implica que a sociedade assuma a educação pública. In: Revista Caros Amigos: “Especial educação”. São Paulo: Casa Amarela, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da Educação Básica. [2007]. Revista Educação & Sociedade, vol.28, n.100, p. 1129-1152. Campinas, SP, out. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, Carlos M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

GENI – UFF. GRUPO DE ESTUDOS DOS NOVOS ILEGALISMOS – Universidade Federal Fluminense. Chacinas policiais. Rio de Janeiro: maio de 2022. Disponível em: https://geni.uff.br/2022/05/06/chacinas-policiais/. Acesso em: 31/05/2022.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Semiocapitalismo. São Paulo: CEFA Editorial, 2021.

GOIS, Antônio. Precisamos mais do que nunca, da máquina que prepara as democracias: a escola pública. O Globo, 18/07/2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/antonio-gois/post/2022/07/precisamos-mais-do-que-nunca-da-maquina-que-prepara-democracias-escola-publica.ghtml. Acesso em: 29/08/2022.

GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana (Coleção Educadores), 2010.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÕMICA APLICADA. Educação: Políticas sociais: acompanhamento e análise. Brasília: Ipea 2021. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10807/1/BPS_28_educacao.pdf. Acesso em: 30/08/2022.

GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas? Escritos de 1916 a 1920. São Paulo, Boitempo, 2022.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. 2.ed, Revista e Ampliada. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, Christian. O ataque estratégico do neoliberalismo à educação. Blog Boitempo, 30/09/2019a. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2019/09/30/o-ataque-estrategico-do-neoliberalismo-a-educacao/. Acesso em: 23/11/2022.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 27. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v.1, 2010.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escola pública de horário integral: representações do jornal O Globo. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9527. Acesso em: 03/06/2021.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. O que se diz sobre a escola pública de horário integral. In: Cadernos Cenpec. n. 10. 2006. Disponível em: http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/viewFile/173/201. Acesso em: 12/05/2021.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 1. reimp. São Paulo, Boitempo, 2009.

NUNES, Clarice. Anísio Spínola Teixeira. In: FÁVERO, Maria de Lourdes. A.; BRITTO, Jader de Medeiros. (org.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MEC-INEP, 1999.

PALMEIRA, Renata Guimarães. Dos CIEPS à Lei do Turno Único: sentidos de educação integral em projetos de tempo integral na escola pública do Rio de Janeiro. 2016. 157 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Niterói, 2016.

PAULANI, Leda. A crise atual do capitalismo mundial e as suas repercussões no Brasil. Conferência na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (1 DVD), em 11/06/2009.

PORTILHO, Danielle Barbosa. Releitura da concepção de educação integral dos CIEPS: para além das caricaturas ideológicas. 2006. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), Centro de Ciências Humanas. Rio de Janeiro, 2006.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: uma década de inclusão e cidadania. CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo. (orgs). Brasília, IPEA, 2014. 87p., gráfs., mapas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – 2014. Disponível em: file:///C:/Users/marco/Desktop/Bolsa10anos_Sumex_Port.pdf. Acesso em: 24/05/2022.

RIBEIRO, Darcy. Carta’: fala, reflexões, memórias. Brasília, DF: Gabinete do Senador Darcy Ribeiro/Gráfica do Senado Federal, n. 15, 1995.

RIBEIRO, Darcy. O Livro dos CIEPS. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.

RIBEIRO, DARCY. In: CIEPS: crítica e autocrítica. Encontro dos educadores Paulo Freire e Darcy Ribeiro. (s/d.). 1 DVD – vídeo realizado pela TAO. Imagens colhidas no Hotel Bucksy, Niterói. Promoção: Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Direção de vídeo: Edmo de Castro, sd.

SEVERINO, Antônio, J. Fundamentos Ético-Políticos da educação no Brasil de hoje. In: NEVES, Lúcia M. W.; LIMA, Júlio C. F. (org.). Fundamentos da Educação escolar no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2007.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação, diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono e distorção idade-série. [2021], p.3. Disponível em: <https://trajetoriaescolar.org.br/wp-content/uploads/2021/01/web_unicef-cultura-fracasso-escolar-vf.pdf>. Acesso em: 12/05/2021. Brasil: janeiro, 2021.

Publicado

2023-08-11

Cómo citar

Macedo das Chagas, M. A. (2023). CIEPS COMO REFERENTE PARA LA EDUCACIÓN INTEGRAL EN MEDIO DE LAS ACCIONES NEOLIBERALES: referência de educação integral em meio às ações neoliberais. Educação Em Revista, 24, e023012. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012