CIEPS AS A REFERENCE FOR INTEGRAL EDUCATION IN THE MIDDLE OF NEOLIBERAL ACTIONS

referência de educação integral em meio às ações neoliberais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012

Keywords:

CIEPS. Darcy Ribeiro. Anísio Teixeira. Neoliberalismo

Abstract

This text aims to discuss the full-time education implemented in the Integrated Public Education Centers (CIEPS) in Rio de Janeiro, organized in two terms of Leonel Brizola between the 1980s and 1990s at the head of the Rio de Janeiro government. Throughout the article, we return to what these centers were, configured as public, secular, free and quality schools for all. The educational thinking of Darcy Ribeiro (1995; 1986; 1984; s.d.) and the influence of Anísio Teixeira (2007) on Darcy's thinking are highlighted. Aware of entering the third decade of the 21st century, based on a rigorous bibliographical review, we seek to dialogue with the complex issues of current Brazilian education in its historical, political, economic and social aspects. Moment when teaching, considering neoliberal interests, undergoes profound transformations in content and form (LAVAL, 2019; 2019a). As a result, we observe that the CIEPS project becomes an important reference in the debate on full-time, full-time popular education, in a society that intends to be democratic. In order to better situate the reader, the sections of the article were divided into: Introduction; The neoliberal impact on our social relationships; CIEPS and the democratic intention for education; Final considerations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcos Antonio Macedo das Chagas, Iserj/pesquisador

    Doutor em Educação, titulado em 2012 e Pós-Doutor em História, certificado em 2015; ambos concluídos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Pedagogia e pós-graduação lato sensu, em Docência Universitária, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); atuou profissionalmente como Professor de Ensino Superior FAETEC - titulado por concurso público estadual, lotado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ)

References

ALVES, Gustavo Biasoli. Discurso e reforma do Estado no governo Collor. 2004. 322f. Tese (Programa de pós-graduação em ciência política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

ANDERSON, Perry. Balanço do n

eoliberalismo. In SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANDRADE, Daniel Pereira. Crise econômica, crise de representatividade democrática e reforço de governamentalidade. Revista Novos Estudos/Cebrap, v.38, n.01. São Paulo: jan-abril de 2019. Disponível em: https://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2019/06/08_Andrade_113_p108a135.pdf. Acesso em: 23/11/2022.

AUTOR; *****. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, 2019. Disponível em: xxxxx

BRANDÃO, Zaia; MENDONÇA, Ana Waleska (org.). Uma tradição esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira. 2. ed. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2008.

BRASIL. Congresso Nacional, Câmara dos deputados. Câmara aprova projeto que permite a educação dos filhos em casa; proposta vai ao Senado. Fonte: Agência Câmara de Notícias, 19/05/2022. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/877647-camara-aprova-projeto-que-permite-a-educacao-dos-filhos-em-casa-proposta-vai-ao-senado. Acesso em: 23/05/2022. Brasília, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação, Educação Básica. Escolas cívico-militares: saiba quem são as 54 escolas que receberão o modelo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/85831-saiba-quais-sao-as-54-escolas-que-receberao-o-modelo-civico-militar-do-mec. Acesso em: 27/05/2022. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Diário Oficial da União. Portaria n. 852, de 28 de outubro de 2021. Publicado em 29/10/2021. Edição 205. Seção 1. P.56. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-852-de-28-de-outubro-de-2021-355830493. Acesso em: 23/05/2022. Brasília, 2021a.

BRASIL. Poder Executivo. Medida Provisória Nº. 1.061 de 09 de Agosto de 2021. Disponível em:https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=MPV&numero=1061&ano=2021&ato=395ETVq5UMZpWTf13. Acesso em: 25/05/2022. Brasília, 2021c.

CARLINI, Herb. A construção dos centros integrados em Americana e Santa Bárbara D’Oeste (SP). In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, RS, Penso, 2012.

CASTRO, Ana R. V.; FARIA, Lia C. M. CIEP: o resgate da utopia. In: COELHO, Lígia M. C. C.; CAVALIERE, Ana Maria (orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CAVALIERE, Ana Maria V. Escolas de tempo integral: uma ideia forte, uma experiência frágil. In: COELHO, Lígia M. C.; CAVALIERE, Ana Maria (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

CHAVES, Miriam W. Educação integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. (2009) In: COELHO, Lígia M. C. C.; CAVALIERE, Ana Maria (orgs). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et al, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

CIEPS COMPLETAM 30 ANOS. 2021. Revista Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/criados-por-darcy-ribeiro-cieps-completam-30-nos/ Acesso em: 10/05/2021.

COELHO, Lígia M. C; CAVALIERE, Ana Maria. (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et al, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

COELHO, Lígia M. C. História(s) da educação integral. Em aberto. Brasília: INEP/MEC. Brasília, 2009a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092?version=1.1 Acesso em: 13/05/2021.

CORRÊA, Ana Elisa; SILVA, Luciana Henrique. In: Dossiê América Latina: Lutas sociais e revoluções. Lutas sociais e pandemias: há esquerda por fora da ordem? Revista História & Luta de Classes, março/2022. Paraná: Gráfica Escala, 2022.

COUTINHO, Carlos Nelson. Pensamento social contemporâneo: Brasil na crise atual do capitalismo. In: O que somos e para onde vamos. 1 DVD. Coordenação: FRIGOTTO, Gaudêncio; MOTTA, Vânia. Realização: Programa de pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Rio de Janeiro: filmagem UERJ; edição e autoração: Arissas Multimídia; projeto gráfico: Café Estúdio, s. d.

DOWBOR, Ladislau. Por uma Pedagogia da Economia – videoaula 15. Fazendo a sociedade e a economia funcionar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oLGEuHRxkP8. Acessado em: 18/08/2021.

FARIA, Lia. A utopia possível: revisitando os CIEPs do Rio de Janeiro. Revista Interinstitucional Artes de educar. Rio de Janeiro. v. 3, n. 2. p. 98-112 (jul/out 2017). Disponível em: file:///C:/Users/marco/Downloads/31713-104855-3-PB.pdf. Acesso em: 12/05/2021.

FARIA, Lia. Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Mimeo, Rio de Janeiro, 2011.

FARIA, Lia. CIEP: a utopia possível. São Paulo: Livros do Tatu, 1991.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.

FILHO, Luís Viana. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. 3. ed. São Paulo: Editora UNESP; Salvador, BA: EDUFBA, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A alternativa implica que a sociedade assuma a educação pública. In: Revista Caros Amigos: “Especial educação”. São Paulo: Casa Amarela, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da Educação Básica. [2007]. Revista Educação & Sociedade, vol.28, n.100, p. 1129-1152. Campinas, SP, out. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, Carlos M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

GENI – UFF. GRUPO DE ESTUDOS DOS NOVOS ILEGALISMOS – Universidade Federal Fluminense. Chacinas policiais. Rio de Janeiro: maio de 2022. Disponível em: https://geni.uff.br/2022/05/06/chacinas-policiais/. Acesso em: 31/05/2022.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Semiocapitalismo. São Paulo: CEFA Editorial, 2021.

GOIS, Antônio. Precisamos mais do que nunca, da máquina que prepara as democracias: a escola pública. O Globo, 18/07/2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/antonio-gois/post/2022/07/precisamos-mais-do-que-nunca-da-maquina-que-prepara-democracias-escola-publica.ghtml. Acesso em: 29/08/2022.

GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana (Coleção Educadores), 2010.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÕMICA APLICADA. Educação: Políticas sociais: acompanhamento e análise. Brasília: Ipea 2021. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10807/1/BPS_28_educacao.pdf. Acesso em: 30/08/2022.

GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas? Escritos de 1916 a 1920. São Paulo, Boitempo, 2022.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. 2.ed, Revista e Ampliada. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, Christian. O ataque estratégico do neoliberalismo à educação. Blog Boitempo, 30/09/2019a. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2019/09/30/o-ataque-estrategico-do-neoliberalismo-a-educacao/. Acesso em: 23/11/2022.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 27. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v.1, 2010.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escola pública de horário integral: representações do jornal O Globo. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9527. Acesso em: 03/06/2021.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. O que se diz sobre a escola pública de horário integral. In: Cadernos Cenpec. n. 10. 2006. Disponível em: http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/viewFile/173/201. Acesso em: 12/05/2021.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 1. reimp. São Paulo, Boitempo, 2009.

NUNES, Clarice. Anísio Spínola Teixeira. In: FÁVERO, Maria de Lourdes. A.; BRITTO, Jader de Medeiros. (org.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MEC-INEP, 1999.

PALMEIRA, Renata Guimarães. Dos CIEPS à Lei do Turno Único: sentidos de educação integral em projetos de tempo integral na escola pública do Rio de Janeiro. 2016. 157 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Niterói, 2016.

PAULANI, Leda. A crise atual do capitalismo mundial e as suas repercussões no Brasil. Conferência na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (1 DVD), em 11/06/2009.

PORTILHO, Danielle Barbosa. Releitura da concepção de educação integral dos CIEPS: para além das caricaturas ideológicas. 2006. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), Centro de Ciências Humanas. Rio de Janeiro, 2006.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: uma década de inclusão e cidadania. CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo. (orgs). Brasília, IPEA, 2014. 87p., gráfs., mapas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – 2014. Disponível em: file:///C:/Users/marco/Desktop/Bolsa10anos_Sumex_Port.pdf. Acesso em: 24/05/2022.

RIBEIRO, Darcy. Carta’: fala, reflexões, memórias. Brasília, DF: Gabinete do Senador Darcy Ribeiro/Gráfica do Senado Federal, n. 15, 1995.

RIBEIRO, Darcy. O Livro dos CIEPS. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.

RIBEIRO, DARCY. In: CIEPS: crítica e autocrítica. Encontro dos educadores Paulo Freire e Darcy Ribeiro. (s/d.). 1 DVD – vídeo realizado pela TAO. Imagens colhidas no Hotel Bucksy, Niterói. Promoção: Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Direção de vídeo: Edmo de Castro, sd.

SEVERINO, Antônio, J. Fundamentos Ético-Políticos da educação no Brasil de hoje. In: NEVES, Lúcia M. W.; LIMA, Júlio C. F. (org.). Fundamentos da Educação escolar no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2007.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação, diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono e distorção idade-série. [2021], p.3. Disponível em: <https://trajetoriaescolar.org.br/wp-content/uploads/2021/01/web_unicef-cultura-fracasso-escolar-vf.pdf>. Acesso em: 12/05/2021. Brasil: janeiro, 2021.

Published

2023-08-11

How to Cite

Macedo das Chagas, M. A. (2023). CIEPS AS A REFERENCE FOR INTEGRAL EDUCATION IN THE MIDDLE OF NEOLIBERAL ACTIONS: referência de educação integral em meio às ações neoliberais. Educação Em Revista, 24, e023012. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012