Marabaixo como componente didático-pedagógico para a significação positiva da identidade racial da criança negra

Autores/as

  • Cleidiane Colins Gomes Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6798-7039
  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Angela Maria Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p31

Palabras clave:

Marabaixo. Crianças Negras. Lei 10.369/03. Educação Infantil. Possibilidades didáticas.

Resumen

A educação para as relações étnico-raciais pressupõe o fortalecimento de identidades e de direitos, princípio destacado no parecer CNE/CP 003/2004, o qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- raciais. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo trazer/apontar estratégias e possibilidades didáticas para implementar a Lei 10.639/03 nas escolas municipais de Macapá, por meio do legado cultural e das africanidades presentes no Marabaixo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e para a coleta utilizamos a entrevista semiestruturada com moradores/as de comunidades negras locais, por serem participantes/organizadores/as, herdeiros e guardiões dessas manifestações culturais, na condição de filhos/as da comunidade que carregam consigo conhecimentos repassados por seus antepassados. Conclui-se que por intermédio do Marabaixo é possível promover a construção positiva da identidade racial de crianças negras no espaço formal da educação infantil.

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Biografía del autor/a

  • Cleidiane Colins Gomes, Universidade Federal do Paraná

    Graduação em Letras/português e suas Respectivas Literaturas pela Faculdade de Macapá (FAMA)
    Especialização em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestranda em
    Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integra o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e
    intervenção pedagógica em Corporeidade, Arte, Cultura e Educação para as Relações Étnico- raciais com Ênfase em Educação Quilombola (GEPEI). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Interesse de pesquisa vinculados sociologia da infância, bebês/ infâncias negras, literatura de temática africana e afro-brasileira e educação para as relações étnico-raciais.

  • Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

    Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestre, Doutora e Pós-Doutorada em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sou Professora Assistente II na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lotada no Curso de Pedagogia, integro também, o Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGEDUNIFAP), do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos (EECT-UNIFAP) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva /PROFEI (UNESP-UNIFAP). Sou líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – certificados pelo CNPq.

  • Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

    Pós-doutorado em Gestão da Política Pública pela USP. Doutora em Estudos da Criança pela UMinho –
    Portugal, mestre em Educação Infantil e Pedagoga pela UFSC. Professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação na linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação, da UFPR. Foi professora visitante na Université Paul Sabatier, Toulouse – França. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Na ANPEd, está como Vice-presidente Sul (2022-2023) e foi coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos (2019-2020). Membro do Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar/Mieib).

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Publicado

2023-02-09

Número

Sección

Educação Infantil

Cómo citar

Gomes, C. C., Videira, P. L., & Coutinho, A. M. S. (2023). Marabaixo como componente didático-pedagógico para a significação positiva da identidade racial da criança negra. Educação Em Revista, 24, e023002. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p31