O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Cartão-postal, Letramento imagéticoResumen
O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática envolvendo o uso do cartão-postal como recurso didático, realizada com uma turma de anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS. Especificamente, o objetivo das atividades propostas foi desenvolver o letramento digital e imagético dos discentes. O percurso examinado organizou-se em duas etapas: a primeira ocorreu durante o período do ensino remoto e a segunda, já no retorno ao contexto presencial. A turma que fez parte deste processo era composta por oito estudantes, com idades entre 25 e 72 anos. O referencial teórico utilizado na investigação foram formulações acerca do conceito de letramento, tais como as de Magda Soares (2002; 2014). A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. O material de pesquisa foi composto por práticas pedagógicas, observações de aulas, registros em diário de campo e fotografias produzidas pelos alunos. Dentre os resultados da pesquisa, foi possível identificar maior domínio de habilidades relativas ao letramento digital e imagético por parte do grupo de estudantes, bem como, conjecturar que o cartão-postal pode ser compreendido como um recurso didático potente para desenvolver diferentes conhecimentos em sala de aula.
Descargas
Referencias
AUTORA 1 (2021)
AUTORA et al 2 (2021)
CÁRDENAS, Teresa. Cartas para minha mãe. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2010.
FRANCO, Patrícia dos Santos. Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 25-62, jun/jun. 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/782/546 Acesso em 18 set. 2022.
GUIMARÃES, Felipe. Postais Incomuns: um retrato sobre o absurdo do cotidiano. XXXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 21 a 25 de out. de 2019. (pôster) Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/207790/Poster_62619.pdf?sequence=2&isAllowed=y Acesso em: 18 set. 2022.
KOSSOY, Bóris. Fotografia & História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
OLIVEIRA, Jailton Ferreira de. A multimodalidade da charge animada e seu uso em sala de aula. 2015. 100 f. Mestrado Profissional em Letras - Universidade Federal de Pernambuco. Natal.
MIRANDA, S. L. (2011). AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões-postais em aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 123–148. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/21 Acesso em: 18 set. 2022.
NUNES, Tiago Alves. Do verbal ao imagético: o letramento visual nas abordagens de leitura no ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola. 2016. 147f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
RODRIGUES, Walace. Letramento imagético e midiático em arte-educação. Conhecimento & Diversidade, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 90-101, dez. 2014. ISSN 2237-8049. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1607/1295>. Acesso em: 18 set. 2022.
ROJO, Roxane. Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (organizadores). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, pp. 7-9.
SILVA, ELISANGELA TELES DA. Multiletramento e produção de material didático integrado de Língua Portuguesa na EJA. 2017. 88 f. Mestrado Profissional em LETRAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ.
SOUZA, Vitor Ferreira; MARINELI, Rodrigo Chechi; JÚNIOR, Lourenço Magnoni. A prática dos cartões-postais no ensino de Geografia. Ciência Geográfica – Bauru – XXIV – Vol. XXIV (1): Janeiro/Dezembro – 2020.
TEER, Jacqueline Vaccaro; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. A EJA na pandemia: Iniciativas de educação remota na escola pública e o fracasso da política neoliberal. EJA em debate. V. 10, n. 18 (2021): Homenagem ao centenário de Paulo Freire, Jul-Dez, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3281 Acesso em: 04/09/22
TEIXEIRA, Cassia Regina. O ensino do gênero textual carta nas aulas de língua materna. Cadernos do CNLF, Vol. XV, Nº 5, t. 3. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 18 set. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.