O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Cartão-postal, Letramento imagético

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática envolvendo o uso do cartão-postal como recurso didático, realizada com uma turma de anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS. Especificamente, o objetivo das atividades propostas foi desenvolver o letramento digital e imagético dos discentes. O percurso examinado organizou-se em duas etapas: a primeira ocorreu durante o período do ensino remoto e a segunda, já no retorno ao contexto presencial. A turma que fez parte deste processo era composta por oito estudantes, com idades entre 25 e 72 anos. O referencial teórico utilizado na investigação foram formulações acerca do conceito de letramento, tais como as de Magda Soares (2002; 2014).  A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. O material de pesquisa foi composto por práticas pedagógicas, observações de aulas, registros em diário de campo e fotografias produzidas pelos alunos. Dentre os resultados da pesquisa, foi possível identificar maior domínio de habilidades relativas ao letramento digital e imagético por parte do grupo de estudantes, bem como, conjecturar que o cartão-postal pode ser compreendido como um recurso didático potente para desenvolver diferentes conhecimentos em sala de aula.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daiane Martins Bocasanta, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora e Mestre em Educação e pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, lotada no Departamento de Humanidades.

  • Vitória Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licencianda em Letras

Referencias

AUTORA 1 (2021)

AUTORA et al 2 (2021)

CÁRDENAS, Teresa. Cartas para minha mãe. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2010.

FRANCO, Patrícia dos Santos. Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 25-62, jun/jun. 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/782/546 Acesso em 18 set. 2022.

GUIMARÃES, Felipe. Postais Incomuns: um retrato sobre o absurdo do cotidiano. XXXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 21 a 25 de out. de 2019. (pôster) Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/207790/Poster_62619.pdf?sequence=2&isAllowed=y Acesso em: 18 set. 2022.

KOSSOY, Bóris. Fotografia & História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

OLIVEIRA, Jailton Ferreira de. A multimodalidade da charge animada e seu uso em sala de aula. 2015. 100 f. Mestrado Profissional em Letras - Universidade Federal de Pernambuco. Natal.

MIRANDA, S. L. (2011). AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões-postais em aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 123–148. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/21 Acesso em: 18 set. 2022.

NUNES, Tiago Alves. Do verbal ao imagético: o letramento visual nas abordagens de leitura no ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola. 2016. 147f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.

RODRIGUES, Walace. Letramento imagético e midiático em arte-educação. Conhecimento & Diversidade, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 90-101, dez. 2014. ISSN 2237-8049. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1607/1295>. Acesso em: 18 set. 2022.

ROJO, Roxane. Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (organizadores). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, pp. 7-9.

SILVA, ELISANGELA TELES DA. Multiletramento e produção de material didático integrado de Língua Portuguesa na EJA. 2017. 88 f. Mestrado Profissional em LETRAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ.

SOUZA, Vitor Ferreira; MARINELI, Rodrigo Chechi; JÚNIOR, Lourenço Magnoni. A prática dos cartões-postais no ensino de Geografia. Ciência Geográfica – Bauru – XXIV – Vol. XXIV (1): Janeiro/Dezembro – 2020.

TEER, Jacqueline Vaccaro; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. A EJA na pandemia: Iniciativas de educação remota na escola pública e o fracasso da política neoliberal. EJA em debate. V. 10, n. 18 (2021): Homenagem ao centenário de Paulo Freire, Jul-Dez, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3281 Acesso em: 04/09/22

TEIXEIRA, Cassia Regina. O ensino do gênero textual carta nas aulas de língua materna. Cadernos do CNLF, Vol. XV, Nº 5, t. 3. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 18 set. 2022.

Publicado

2023-08-10

Número

Sección

Educação de Jovens e Adultos

Cómo citar

Bocasanta, D. M., & Barbosa, V. (2023). O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos. Educação Em Revista, 24, e023010. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010