Coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287Palabras clave:
Coensino e ensino colaborativo. Docência Compartilhada. Transtorno do Espectro do Autismo.Resumen
Resumo: as condições de escolarização dos alunos no transtorno do espectro do autismo (TEA) inseridos no ensino regular, sobretudo, o atendimento em sala de aula, tem desafiado os profissionais da educação. O presente estudo, teve como objetivo verificar o que dizem os artigos brasileiros sobre o papel do coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada como uma estratégia de prática inclusiva para os alunos (TEA). Neste intuito, foi proposta uma revisão sistemática realizada nas plataformas CAPES e SCIELO, a partir do cruzamento dos descritores coensino, ensino colaborativo e docência compartilhada com os termos autismo e TEA. Os resultados mostram que os artigos sobre a temática desenvolvidos com a participação de alunos do ensino fundamental ainda são recentes e pouco numeroso. No entanto, os autores revelam a importância das trocas entre os professores especialistas e disciplinares de forma colaborativa na perspectiva da docência compartilhada no ensino dos alunos TEA. Conclui-se que é necessário aprofundar os estudos sobre o ensino colaborativo com vistas a edificar escolas inclusivas aptas a oferecer, os procedimentos de ensino, estratégias e suportes necessários para atender a diversidade escolar.
Descargas
Referencias
ARAÚJO, C A. G.; NUNES, L. R. P. Educação inclusiva: O ensino colaborativo como facilitador da inclusão de alunos com deficiência física na rede municipal do Rio de Janeiro. In: VII encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial, 2011, Londrina, Anais Eletrônicos, p. 264-274. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/processo_inclusivo/025-2011.pdf. Acesso em agosto de 2019.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais-DSM V. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 4ª ed., Lisboa, 2010.
BEZERRA, G. F. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos. Relato de Pesquisa. Revista Brasileira Educação Especial. v. 26. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/B8T8rMXW8BzMJnNq5JBsXqK/?lang=pt. Acesso em dezembro de 2020.
BRASIL, Lei nº 12.764/2012. Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brasília, DF, 2012
BUSS, B.; GIACOMAZZO, G. F.. As Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 4, p. 655-674, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400008. Acesso em fevereiro de 2020.
CABRAL, L. S. A.; POSTALLI, L. M. M.; ORLANDO, R. M.; GONÇALVES, A. G. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 2, p. 390–401, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7043. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7043. Acesso em 15 maio 2019.
CAPELLINI, V. L. M. F. A avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. TESE. (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2004. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2921/TeseVLMFC.pdf?sequence Acesso em 13 de setembro de 2019.
______, V. L. M. F; SHIBUKAWA, P. H. S; DE OLIVEIRA RINALDO, S. C. Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista. Colloquium Humanarum. v. 13, n. 2, p. 87–94, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1309. Acesso em agosto de 2019.
CASAL, J. C. V.; FRAGOSO, F. M. R. A. Trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial. Revista Educação Especial, v. 32, p./1–16, 2019. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/26898. Acesso em novembro de 2019.
CHRISTO, S. V.; MENDES, G. M. L. Ensino colaborativo/coensino/bidocência para a educação inclusiva: as apostas da produção científica. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação Instrumento. v. 21, n. 1, 2019. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19079. Acesso em novembro de 2019.
DAVID, L.; CAPELLINI V. L. M. F. O ensino colaborativo como facilitador da Inclusão da criança com deficiência na educação Infantil. Revista Nuances: Estudos sobre Educação. v. 02, n. 2, 2014. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2714. Acesso em maio de 2019.
FRANCO, L. L.; NERES, C. C. As (re) ações dos professores regentes e o auxiliar pedagógico especializado (APE) na escolarização do estudante com deficiência. Revista Periferia, Educação Especial e Inclusiva, v. 9, n. 1, jan. /jun. 2017. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/28992 Acesso em setembro de 2019.
GUARESCHI, T.; ALVES, M. D.; NAUJORKS, M. I. Políticas públicas e educação especial: uma análise sobre o autismo. Atos de Pesquisa em Educação. v. 11, n. 2, p.374-395. 2016. Disponível em https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4903. Acesso em agosto de 2019.
KÖNIG, F. R. BRIDI, SOUZA, F. R. O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos. Revista Eletrônica de Educação. v.13, n. 1, 2019. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/
view/2695/0 Acesso em 18 junho 2019
LENHART, G. B.; OLIVEIRA, T. S.; HONNEF, C. CASTRO, S. F. O Ensino Colaborativo Como Prática De Iniciação À Docência Em Educação Especial: Anos Finais Do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 6, n. 3, março. 2020. Disponível em https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/7308/6346. Acesso em 23 de abril de 2020
MATURANA, A. P. P. M.; MENDES, E. G. A contribuição das pesquisas nacionais sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual. Revista eletrônica de ciências, Veredas. v.11. n. 1, 2018. Disponível em http://blog.devrybrasil.edu.br/ojs/index.php/veredas1/article/view/599/pdf. Acesso em agosto de 2019.
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. R. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estud. Pedagógicos (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.
_____, E. G.; ALMEIDA, M.; TOYODA C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 81-93, jul./set. Editora UFPR, 2011.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados a Saúde (CID-10). São Paulo, EDUSP: 1988.
PEREIRA, A. C. S.. Ensino colaborativo para aumento de repertório adequado de Crianças com autismo em sala de aula. DISSERTAÇÃO. (Mestrado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2017. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9726?show=full#:~:text=Considerando%20a%20import%C3%A2ncia%20do%20ensino,PAEE)%20e%20o%20potencial%20do. Acesso em outubro de 2019.
PINHEIRO, V. C.; MASCARO, C. A. A Bidocência como uma proposta inclusiva. Revista de Pesquisa em Necessidades Educacionais Especiais. v. 1, n. 1, p.37–40, 2016. Disponível em https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12123. Acesso em agosto de 2019.
PINTO, P.; FANTACINI, R. Ensino colaborativo na escola: um caminho possível para a inclusão. Research, Society and Development. v.7. 2018. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/327938857_Ensino_colaborativo_na_escola_um_caminho_possivel_para_a_inclusao. Acesso em setembro de 2019.
RABELO, L. C. C.; SANTOS, R. T. Ensino colaborativo e a inclusão do aluno com autismo na Educação infantil. VII encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial. Anais eletrônicos, p. 1915-1924, 2011.
RODRIGUEZ PAZ, A. C. R.; LOPES VICTOR, S. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Revista Educação em Questão, v. 58, n°. 55, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18936. Acesso em maio 2020.
SOUZA, C. T. R. de; MENDES, E. G. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, 23 (02) abr-jun, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sxPMLY5ZBTgWMJVfkdsGQdP/abstract/?lang=pt. Acesso em 12 de junho de 2022.
TEIXEIRA, A. M. de O. et al. Consultoria Colaborativa e a Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - relato de experiência. In: Anais do 8º congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos. 2018. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2018. Disponível em https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/consultoria-colaborativa-e-a-inclusao-escolar-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista--tea----relato-de-experiencia. Acesso em 15 junho 2020.
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G.; ZERBATO, A. P. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente. Interfaces da Educação, v. 7, n. 19, p. 66-87, 2016. Disponível em https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1029. Acesso em: 18 junho 2019.
_______, C. A. R. Colaboração da Educação Especial em sala de aula: Formação nas práticas pedagógicas do coensino. TESE (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2014. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2934/6410.pdf?sequence=1 Acesso em 23 de setembro de 2019.
_____, C. A., R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 95, n. 239, p. 139-151, jan. /abr. 2014.
ZANATA, E. M. ZANATA, E M. Formação continuada para professores de classe comum sobre adaptação curricular para surdos. TESE (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2004. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2922/TeseEMZ.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 21 de setembro de 2019.
ZERBATO, A. P. O papel do professor de educação especial na proposta do coensino. Dissertação. (Mestrado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2014. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3163 Acesso em 13 de setembro de 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.