Co-teaching, collaborative teaching and shared teaching in the inclusion of students with autistic spectrum disorder

a systematic review

Authors

  • Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes UNICENTRO
  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287

Keywords:

co-teaching and collaborative teaching. Shared Teaching. Autism Spectrum Disorder.

Abstract

Abstract: the conditions of schooling of students with autism spectrum disorder (ASD) inserted in regular education, especially in the classroom, has challenged education professionals. The present study aimed to verify what Brazilian articles say about the role of co-teaching, collaborative teaching, and shared teaching as an inclusive practice strategy for students (TEA). To this end, a systematic review was proposed, carried out on the CAPES and SCIELO platforms, from the intersection of the descriptors co-teaching, collaborative teaching, and shared teaching with the terms autism and ASD. The results show that the articles on the subject developed with the participation of elementary school students are still recent and few in number. However, the authors reveal the importance of exchanges between specialist and disciplinary teachers in a collaborative way from the perspective of shared teaching in the teaching of ASD students. It is concluded that it is necessary to deepen the studies on collaborative teaching with a view to building inclusive schools able to offer the teaching procedures, strategies and supports necessary to meet school diversity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes, UNICENTRO

    Mestranda em Educação com ênfase na Pesquisa em Educação Especial, com tema base no Transtorno do Espectro Autista na abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e metacognição na docência compartilhada para o atendimento educacional especializado. Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA associada a ABMPC. Formação em Intervenção Precoce no modelo Denver. Formação no modelo Introdutório do JASPER. Formação em Intervenção Precoce em grupos de pares. Atua como supervisora ​​em ABA baseado no modelo naturalístico de Denver e promovido da clínica Singular. Áreas: Educação Especial, Análise do Comportamento, Psicopedagogia, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção Precoce para o autismo.

  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby , Universidade Estadual do Centro Oeste

    Graduação em História e em Pedagogia pela UNICENTRO; Mestrado em Educação – Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutorado em Educação – UFPR.

References

ARAÚJO, C A. G.; NUNES, L. R. P. Educação inclusiva: O ensino colaborativo como facilitador da inclusão de alunos com deficiência física na rede municipal do Rio de Janeiro. In: VII encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial, 2011, Londrina, Anais Eletrônicos, p. 264-274. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/processo_inclusivo/025-2011.pdf. Acesso em agosto de 2019.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais-DSM V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 4ª ed., Lisboa, 2010.

BEZERRA, G. F. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos. Relato de Pesquisa. Revista Brasileira Educação Especial. v. 26. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/B8T8rMXW8BzMJnNq5JBsXqK/?lang=pt. Acesso em dezembro de 2020.

BRASIL, Lei nº 12.764/2012. Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brasília, DF, 2012

BUSS, B.; GIACOMAZZO, G. F.. As Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 4, p. 655-674, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400008. Acesso em fevereiro de 2020.

CABRAL, L. S. A.; POSTALLI, L. M. M.; ORLANDO, R. M.; GONÇALVES, A. G. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 2, p. 390–401, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7043. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7043. Acesso em 15 maio 2019.

CAPELLINI, V. L. M. F. A avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. TESE. (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2004. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2921/TeseVLMFC.pdf?sequence Acesso em 13 de setembro de 2019.

______, V. L. M. F; SHIBUKAWA, P. H. S; DE OLIVEIRA RINALDO, S. C. Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista. Colloquium Humanarum. v. 13, n. 2, p. 87–94, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1309. Acesso em agosto de 2019.

CASAL, J. C. V.; FRAGOSO, F. M. R. A. Trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial. Revista Educação Especial, v. 32, p./1–16, 2019. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/26898. Acesso em novembro de 2019.

CHRISTO, S. V.; MENDES, G. M. L. Ensino colaborativo/coensino/bidocência para a educação inclusiva: as apostas da produção científica. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação Instrumento. v. 21, n. 1, 2019. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19079. Acesso em novembro de 2019.

DAVID, L.; CAPELLINI V. L. M. F. O ensino colaborativo como facilitador da Inclusão da criança com deficiência na educação Infantil. Revista Nuances: Estudos sobre Educação. v. 02, n. 2, 2014. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2714. Acesso em maio de 2019.

FRANCO, L. L.; NERES, C. C. As (re) ações dos professores regentes e o auxiliar pedagógico especializado (APE) na escolarização do estudante com deficiência. Revista Periferia, Educação Especial e Inclusiva, v. 9, n. 1, jan. /jun. 2017. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/28992 Acesso em setembro de 2019.

GUARESCHI, T.; ALVES, M. D.; NAUJORKS, M. I. Políticas públicas e educação especial: uma análise sobre o autismo. Atos de Pesquisa em Educação. v. 11, n. 2, p.374-395. 2016. Disponível em https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4903. Acesso em agosto de 2019.

KÖNIG, F. R. BRIDI, SOUZA, F. R. O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos. Revista Eletrônica de Educação. v.13, n. 1, 2019. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/

view/2695/0 Acesso em 18 junho 2019

LENHART, G. B.; OLIVEIRA, T. S.; HONNEF, C. CASTRO, S. F. O Ensino Colaborativo Como Prática De Iniciação À Docência Em Educação Especial: Anos Finais Do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 6, n. 3, março. 2020. Disponível em https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/7308/6346. Acesso em 23 de abril de 2020

MATURANA, A. P. P. M.; MENDES, E. G. A contribuição das pesquisas nacionais sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual. Revista eletrônica de ciências, Veredas. v.11. n. 1, 2018. Disponível em http://blog.devrybrasil.edu.br/ojs/index.php/veredas1/article/view/599/pdf. Acesso em agosto de 2019.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. R. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estud. Pedagógicos (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.

_____, E. G.; ALMEIDA, M.; TOYODA C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 81-93, jul./set. Editora UFPR, 2011.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados a Saúde (CID-10). São Paulo, EDUSP: 1988.

PEREIRA, A. C. S.. Ensino colaborativo para aumento de repertório adequado de Crianças com autismo em sala de aula. DISSERTAÇÃO. (Mestrado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2017. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9726?show=full#:~:text=Considerando%20a%20import%C3%A2ncia%20do%20ensino,PAEE)%20e%20o%20potencial%20do. Acesso em outubro de 2019.

PINHEIRO, V. C.; MASCARO, C. A. A Bidocência como uma proposta inclusiva. Revista de Pesquisa em Necessidades Educacionais Especiais. v. 1, n. 1, p.37–40, 2016. Disponível em https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12123. Acesso em agosto de 2019.

PINTO, P.; FANTACINI, R. Ensino colaborativo na escola: um caminho possível para a inclusão. Research, Society and Development. v.7. 2018. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/327938857_Ensino_colaborativo_na_escola_um_caminho_possivel_para_a_inclusao. Acesso em setembro de 2019.

RABELO, L. C. C.; SANTOS, R. T. Ensino colaborativo e a inclusão do aluno com autismo na Educação infantil. VII encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial. Anais eletrônicos, p. 1915-1924, 2011.

RODRIGUEZ PAZ, A. C. R.; LOPES VICTOR, S. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Revista Educação em Questão, v. 58, n°. 55, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18936. Acesso em maio 2020.

SOUZA, C. T. R. de; MENDES, E. G. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, 23 (02) abr-jun, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sxPMLY5ZBTgWMJVfkdsGQdP/abstract/?lang=pt. Acesso em 12 de junho de 2022.

TEIXEIRA, A. M. de O. et al. Consultoria Colaborativa e a Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - relato de experiência. In: Anais do 8º congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos. 2018. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2018. Disponível em https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/consultoria-colaborativa-e-a-inclusao-escolar-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista--tea----relato-de-experiencia. Acesso em 15 junho 2020.

VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G.; ZERBATO, A. P. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente. Interfaces da Educação, v. 7, n. 19, p. 66-87, 2016. Disponível em https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1029. Acesso em: 18 junho 2019.

_______, C. A. R. Colaboração da Educação Especial em sala de aula: Formação nas práticas pedagógicas do coensino. TESE (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2014. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2934/6410.pdf?sequence=1 Acesso em 23 de setembro de 2019.

_____, C. A., R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 95, n. 239, p. 139-151, jan. /abr. 2014.

ZANATA, E. M. ZANATA, E M. Formação continuada para professores de classe comum sobre adaptação curricular para surdos. TESE (Doutorado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2004. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2922/TeseEMZ.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 21 de setembro de 2019.

ZERBATO, A. P. O papel do professor de educação especial na proposta do coensino. Dissertação. (Mestrado em Educação Especial). Universidade de São Carlos. São Paulo. 2014. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3163 Acesso em 13 de setembro de 2019.

Published

2022-11-16

How to Cite

Lopes Ribeiro Gomes, K. M., & de Oliveira Machado Barby , A. A. (2022). Co-teaching, collaborative teaching and shared teaching in the inclusion of students with autistic spectrum disorder: a systematic review. Educação Em Revista, 23(1), 287-304. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p287