Elementos da escuta de docentes de geografia
quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149Palabras clave:
Ensino de Geografia, Narrativas Docentes, Identidade DocenteResumen
A temática e as discussões sobre a formação docente possuem destaque na produção acadêmica, sendo espaços significativos nos processos de descobertas sobre os profissionais e as relações sociais produzidas na educação. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar análise de narrativas de professores de Geografia aposentados de uma instituição de ensino pública brasileira, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas a partir de perguntas chave sobre as trajetórias e elementos marcantes sobre escola e ensino de Geografia. A partir do conteúdo das entrevistas, foram construídas categorias analíticas, descritas ao longo do texto. Os resultados da pesquisa revelam que há uma necessidade constante de realizar reflexão sobre quem são os estudantes e quais conteúdos da Geografia são trabalhados; ter um olhar cuidadoso para o despreparo docente, bem como incentivar políticas públicas para a formação inicial e continuada; e, também, promover debate substancial sobre o papel docente na contemporaneidade. É possível considerar que os estudos acerca da formação apontam para os processos e as trajetórias que mobilizaram os sujeitos a entrar na docência, sendo possível, também, traçar panoramas e reflexões para o campo da educação e do ensino de Geografia como um todo.
Descargas
Referencias
ALELUIA, Roseane Farias da Silva. Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno. Debates em Educação, v. 12, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6962 Acesso em: 03 mai. 2022.
BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 16 abr. 2022.
BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Conteúdo, v. 01, n. 04, 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf Acesso em: 03 mai. 2022.
CASTRO, Magali de. Percorrendo os caminhos da profissão docente: estudo a partir da trajetória de professoras formadas nas primeiras décadas do século XX. PUC/Minas. Relatório de Pesquisa, 2005.
DENCKER, Ada de Freitas M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2000.
FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: m reencontro com a. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.) Memórias de professoras: história e histórias. Juiz de Fora: UFJF. 2000.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Verônica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/3fndzqkhx7vvrGDNc3vWMVq/abstract/?lang=pt Acesso em: 03 mai. 2022.
NÓVOA, António. Universidade e formação docente. Interface (Botucatu), v. 04, n. 07, 2000. Disponível em: Acesso em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832000000200013 03 mai. 2022.
SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Conteúdos escolares e desenvolvimento humano: qual a unidade? Comunicações, n. 2, 2006. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/946 Acesso em: 03 mai. 2022.
TEIXEIRA, Vera Lúcia Macedo de Oliveira et al. Competência pedagógica do professor do ensino médio frente aos desafios na contemporaneidade. Interfaces do Conhecimento, v. 02, n. 03, 2020. Disponível em: Acesso em: 03 mai. 2022.
VIDIGAL, Luis. Os testemunhos orais na escola. História Oral e Projectos Pedagógicos. Porto, Portugal: Edições Asa, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.