Elementos da escuta de docentes de geografia

quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro

Autores/as

  • Victor Hugo Nedel Oliveira UFRGS
  • Gabriela Borba Bispo dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Narrativas Docentes, Identidade Docente

Resumen

A temática e as discussões sobre a formação docente possuem destaque na produção acadêmica, sendo espaços significativos nos processos de descobertas sobre os profissionais e as relações sociais produzidas na educação.  O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar análise de narrativas de professores de Geografia aposentados de uma instituição de ensino pública brasileira, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas a partir de perguntas chave sobre as trajetórias e elementos marcantes sobre escola e ensino de Geografia. A partir do conteúdo das entrevistas, foram construídas categorias analíticas, descritas ao longo do texto. Os resultados da pesquisa revelam que há uma necessidade constante de realizar reflexão sobre quem são os estudantes e quais conteúdos da Geografia são trabalhados; ter um olhar cuidadoso para o despreparo docente, bem como incentivar políticas públicas para a formação inicial e continuada; e, também, promover debate substancial sobre o papel docente na contemporaneidade. É possível considerar que os estudos acerca da formação apontam para os processos e as trajetórias que mobilizaram os sujeitos a entrar na docência, sendo possível, também, traçar panoramas e reflexões para o campo da educação e do ensino de Geografia como um todo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

    Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Estudos e Pesqusias em Juventudes e Educação (GEPJUVE/UFRGS/CNPq).

    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5624-8476

  • Gabriela Borba Bispo dos Santos, UFRGS

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1070-2976

Referencias

ALELUIA, Roseane Farias da Silva. Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno. Debates em Educação, v. 12, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6962 Acesso em: 03 mai. 2022.

BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 16 abr. 2022.

BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Conteúdo, v. 01, n. 04, 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf Acesso em: 03 mai. 2022.

CASTRO, Magali de. Percorrendo os caminhos da profissão docente: estudo a partir da trajetória de professoras formadas nas primeiras décadas do século XX. PUC/Minas. Relatório de Pesquisa, 2005.

DENCKER, Ada de Freitas M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2000.

FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: m reencontro com a. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.) Memórias de professoras: história e histórias. Juiz de Fora: UFJF. 2000.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Verônica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/3fndzqkhx7vvrGDNc3vWMVq/abstract/?lang=pt Acesso em: 03 mai. 2022.

NÓVOA, António. Universidade e formação docente. Interface (Botucatu), v. 04, n. 07, 2000. Disponível em: Acesso em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832000000200013 03 mai. 2022.

SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Conteúdos escolares e desenvolvimento humano: qual a unidade? Comunicações, n. 2, 2006. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/946 Acesso em: 03 mai. 2022.

TEIXEIRA, Vera Lúcia Macedo de Oliveira et al. Competência pedagógica do professor do ensino médio frente aos desafios na contemporaneidade. Interfaces do Conhecimento, v. 02, n. 03, 2020. Disponível em: Acesso em: 03 mai. 2022.

VIDIGAL, Luis. Os testemunhos orais na escola. História Oral e Projectos Pedagógicos. Porto, Portugal: Edições Asa, 1996.

Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Nedel Oliveira, V. H., & Borba Bispo dos Santos, G. . (2022). Elementos da escuta de docentes de geografia: quando o passado aponta para o presente e dá pistas sobre o futuro. Educação Em Revista, 23(1), 149-162. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p149